Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 16h00

Justiça da Itália deve decidir sobre extradição de membros da CIA

Publicidade

da Ansa, em Roma
da Folha Online

O ministro da Justiça italiano, Clemente Mastella, afirmou nesta quinta-feira que espera a decisão da Corte Constitucional antes de decidir sobre o pedido de extradição aos Estados Unidos de 26 agentes da CIA (inteligência americana) acusados do seqüestro do clérigo egípcio Abu Omar.

O ministro italiano explicou que o recurso à Corte Constitucional impõe a "necessidade de esperar" antes da decisão final sobre pedir a extradição dos agentes norte-americanos.

O ministro também afirmou que em 15 de fevereiro último o premiê italiano, Romano Prodi, apresentou um recurso à Corte Constitucional pelo conflito de atribuições entre os poderes do Estado, ao considerar que a Procuradoria violou o segredo de Estado por investigar os agentes secretos italianos também acusados de envolvimento no seqüestro de Abu Omar.

A Corte decidirá no próximo dia 18 de abril se admite ou não o recurso sobre a questão de competências.

Seqüestro

O clérigo egípcio Abu Omar, como é conhecido Osama Hassan Mustafa Nasr, 44, afirmou que sofreu tortura na prisão após ser vítima do seqüestro na Itália supostamente por agentes da CIA.

As acusações de Nasr fazem crescer a controvérsia a respeito do "Extraordinary Rendition" [rendição extraordinária], o programa de seqüestros-relâmpago de suspeitos de terrorismo em países europeus e sua transferência para países do Oriente Médio e Ásia Central mais flexíveis em relação ao uso de tortura.

Nasr deu as declarações apenas dias depois que a Itália indiciou 26 americanos e cinco agentes italianos acusados de seqüestrá-lo. O julgamento é o primeiro de um caso ligado com o programa secreto da inteligência americana.

Leia mais
  • Itália irá julgar 26 agentes da CIA por seqüestro de clérigo
  • EUA rejeitam extradição de agentes da CIA indiciados na Itália

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CIA
  • Leia o que já foi publicado sobre a Justiça italiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página