Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2007 - 15h19

Chávez pede a aliados que o deixem formar um novo partido

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu neste domingo a três grupos aliados que se separem para que ele possa formar um partido novo, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Em seu programa de TV "Alô Presidente", Chávez pediu aos partidos da base governista Podemos (esquerda moderada), Pátria para Todos (PPT) e Comunista da Venezuela (PCV) que "sigam seu caminho".

"A esta altura, considero o Podemos quase na oposição", disse Chávez, ao referir-se ao grupo político que tem sido o mais crítico em relação à proposta do presidente de dissolver os partidos e formar o PSUV.

"Concluí que o Podemos, o PPT e o PCV não querem se incorporar ao esforço de construir o PSUV. Está bem, têm seu direito, então nos deixem construí-lo, sigam seu caminho", declarou Chávez.

"Ouvi dizer que compartilham do socialismo, mas democrático. O socialismo de Hugo Chávez é democrático", continuou.

"Querem satanizar-me. Digam que nunca foram socialistas", desafiou, ao ressaltar "a consciência de outros partidos, como o UPV [Unidade Popular Venezuelana]", da líder radical Lina Ron, que já se desfez e garantiu sua adesão ao novo partido.

Poucos dias depois de vencer a eleição presidencial venezuelana em dezembro, quando foi reeleito para um novo mandato de seis anos, Chávez pediu aos 21 partidos e grupos que o apoiaram que formem um partido único governista, ressaltando que os votos obtidos não correspondiam a nenhuma organização em particular, mas a ele próprio.

O PSUV foi concebido, segundo o presidente venezuelano, para facilitar a condução do país a um modelo socialista com um sistema econômico de propriedade coletiva.

Mas a criação do partido único enfrenta a resistência de seus principais aliados, o Podemos, o PPT e O PCV, que questionam a forma como a estrutura será elaborada e a falta de definição ideológica.

Nas eleições presidenciais, o PCV obteve 340 mil votos para a reeleição de Chávez. O PPT conquistou 590 mil votos, e o Podemos, 750 mil.

O Movimento Quinta República (MVR), presidido pelo próprio Chávez --e que já concordou em se dissolver--, obteve 4,8 milhões de votos.

Chávez ganhou as eleições com 7,2 milhões de votos, contra os 4,2 milhões do social democrata Manuel Rosales.

Com France Presse

Leia mais
  • Chavista denuncia ameaças por resistir a partido único
  • Hugo Chávez chama Bush de ignorante e o acusa de planejar golpe
  • Álcool deve opor Lula e Chávez em cúpula de energia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página