Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 16h37

Primeiro mês de união civil gay em Nova Jersey forma 219 casais

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 219 casais gays conseguiram formar uniões civis durante o primeiro mês de validade da prática no Estado de Nova Jersey (Estados Unidos), de acordo com informações oficiais do governo local divulgadas nesta terça-feira.

As uniões civis oferecem a casais homossexuais os benefícios legais de um casamento --mas não o título. Legisladores de Nova Jersey criaram a instituição das uniões civis em dezembro último, como resposta a uma decisão tomada dois meses antes pela Suprema Corte do que afirmou ser inconstitucional negar a casais gays o acesso às proteções do casamento.

A lei de uniões civis de Nova Jersey entrou em vigor em 19 de fevereiro de 2007. As informações sobre o número de casais que já se beneficiaram da legislação inclui dados desde essa data até o dia 19 de março. O número pode ser maior, já que alguns Condados podem não ter enviado seus dados e alguns casais podem ter feito o pedido mas não realizado a união ainda.

Ainda assim, o número é bem menor do que o esperado pelos ativistas dos direitos gays. Em 2004, cerca de 500 casais gays se registraram no mesmo dia em que entrou em vigor a lei de parceria doméstica no Estado.

Para Steven Goldstein, líder do grupo de direitos igualitários Garden State Equality, a diferença pode ser creditada ao fato de que muitos casais esperam poder se casar nos próximos anos e por isso não se animam para realizar a união civil.

Nos EUA, Massachusetts permite o casamento gay, enquanto Vermont e Connecticut, assim como Nova Jersey, prevêem as uniões civis. Já a Califórnia oferece a parceria doméstica, com benefícios similares aos das uniões civis.

Entre os benefícios das uniões civis estão o direito de declarar impostos em conjunto, de herdar bens do parceiro e de realizar adoções, além da capacidade para tomar decisões médicas para o parceiro.

Leia mais
  • Casamento gay marca início de lei de uniões estáveis no México
  • Legalização de uniões homossexuais avança em vários países do mundo
  • Papa reitera celibato para sacerdotes e oposição a união gay

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página