Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 14h48

Reino Unido exige explicação do Irã por captura de 15 marinheiros

Publicidade

da Folha Online

A ministra britânica de Relações Exteriores, Margaret Beckett, exigiu uma explicação "completa" do governo do Irã pela captura de 15 marinheiros e marines do Reino Unido em águas territoriais iraquianas do golfo Pérsico, ocorrido nesta sexta-feira.

Beckett deu as declarações depois que o embaixador do Irã foi até o escritório britânico de Relações Exteriores, onde ficou reunido por cerca de 20 minutos com um alto assessor.

"Nós deixamos bem claro a ele que queremos a devolução imediata dos marinheiros", disse a ministra britânica em um comunicado.

Peter Ricketts, alto assessor de Beckett, se reuniu com o embaixador iraniano Rasoul Movahedian depois que este foi chamado para dar explicações a respeito do incidente.

O embaixador britânico para o Irã, Geoffrey Adams, afirmou ter tratado a questão com autoridades em Teerã, segundo Beckett. "Nós pedimos uma explicação oficial, e não deixamos dúvidas de que queremos o retorno imediato de nosso pessoal e equipamentos".

O premiê britânico, Tony Blair, está acompanhando de perto o incidente, de acordo com seu escritório de Downing Street.

Os Estados Unidos manifestaram seu apoio à posição britânica, e também exigiram a libertação imediata dos militares. "Nós apoiamos e exigência pela devolução do grupo em segurança", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado Sean McCormack.

O Irã ainda não se pronunciou a respeito do ocorrido.

O Conselho de Segurança da ONU deve votar neste sábado uma resolução que prevê a imposição de novas sanções contra Teerã devido à sua recusa em abandonar seu programa nuclear.

Captura

De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, os militares seqüestrados, membros da Marinha Real, realizavam operações rotineiras em apoio ao governo iraquiano quando foram capturados por navios da Marinha iraniana por volta das 10h30 (4h30 de Brasília).

"Por volta das 10h30 desta sexta-feira, 15 marines que realizavam operações de rotina em águas territoriais do Iraque (...) foram capturados por embarcações iranianas", informou o ministério em um comunicado.

Os marines tinham completado uma inspeção de um navio mercante quando eles e seu dois navios foram cercados e escoltados por navios iranianos até águas territoriais iranianas.

Os Estados Unidos informaram que não há marines americanos envolvidos no incidente.

A captura foi similar à ocorrida em 2004, quando oito marinheiros britânicos passaram três noites nas mãos da Guarda Revolucionária Iraniana antes de serem libertados.

Na ocasião, o Irã acusou os britânicos de cruzarem a fronteira das águas iranianas, acusação que foi rejeitada pelo Reino Unido.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Irã diz que presidente ainda não recebeu visto para viajar aos EUA
  • Ação suicida fere vice-premiê e mata ao menos quatro no Iraque
  • ONU espera votar sanções contra Irã neste sábado
  • Marinha do Irã realiza exercícios de guerra no golfo Pérsico

    Especial
  • Leia cobertura completa no especial Risco Nuclear
  • Leia a cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página