Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2007 - 19h55

Tratado que dá mais poderes à UE divide europeus, diz pesquisa

Publicidade

da France Presse

Os europeus estão divididos sobre a oportunidade de adotar um novo tratado que conceda mais poder à União Européia (UE), de acordo com uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo grupo de reflexão Open Europe.

A pesquisa foi feita pouco antes da celebração, em 2007, do 50º aniversário do Tratado de Roma (que criou o Mercado Comum Europeu), e apontou para um empate entre os europeus --41% se declararam a favor e 41% contra o aumento de poderes da UE.

Segundo a pesquisa, realizada pelo Instituto TNS, as diferenças sobre esta questão entre os Estados-membros são importantes.

Entre os italianos e espanhóis, 60% são favoráveis ao novo tratado, assim como 59% dos belgas e 58% dos luxemburgueses. Em contrapartida, apenas 16% dos suecos, 21% dos britânicos e austríacos e 15% dos lituanos o apoiariam.

Franceses e holandeses, que disseram "não" em 2005 ao projeto de Constituição Européia, são favoráveis a este novo tratado que dá mais poderes à UE: 50% estão a favor e 37%, contra, na França; e 41% são a favor e 38%, contra, na Holanda.

Se a opinião dos europeus consultados aparece dividida sobre o conteúdo do tratado, uma ampla maioria --75% dos entrevistados-- quer ser consultada por referendo sobre o novo texto.

Em relação ao modo como a UE deve ser modificada, 28% dos europeus disseram desejar "estabelecer limites claros aos poderes da UE", e 27% afirmam querer "reduzir as barreiras aduaneiras para os países pobres e transformar o bloco em uma simples zona de livre comércio, sem objetivo político".

Por outro lado, 49% dos cidadãos dos 13 países da zona do euro gostariam de voltar a ter sua antiga moeda nacional, com uma clara maioria na Grécia (70%), Portugal (60%) e Alemanha (54%).

Fora da zona do euro, 60% dos entrevistados são contra a adoção da moeda única, com os britânicos à frente (77%).

A pesquisa foi realizada em março com 17.443 cidadãos dos 27 Estados-membros. A margem de erro não foi divulgada.

Leia mais
  • União Européia tenta se reaproximar do Brasil, dizem especialistas
  • Análise: União Européia chega aos 50 anos em crise de identidade
  • Presidente da Bolívia quer acordo com a União Européia pelos pobres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Tratado de Roma
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página