Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2007 - 20h29

Espanha detém sete pessoas em operação contra o ETA

Publicidade

da France Presse

Sete supostos membros do ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade --grupo terrorista e separatista que luta pela independência da região basca) foram detidos nesta quarta-feira pela Guarda Civil no País Basco e Navarra (norte da Espanha), numa operação contra a organização separatista, confirmaram à AFP fontes do próprio grupo.

"A operação continua aberta", afirmaram as fontes, sem dar maiores detalhes. Segundo os meios de comunicação espanhóis, uma oitava pessoa foi presa, ao mesmo tempo em que a Guarda Civil descobriu 30 kg de explosivos num apartamento em Andoain (Guipúzcoa, País Basco), assim como detonadores e material para fabricar bombas acionadas à distância.

"Trata-se de uma ampla operação", disse o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, numa sessão do Congresso.

A agência de imprensa basca Vasco Press e a rádio Cadena SER informaram que esta operação, na qual foram detidos seis homens e duas mulheres, continuava a desmantelar o novo comando "Donosti" do ETA.

Os presos não têm relação com o atentado de 30 de dezembro contra o aeroporto de Madri, no qual morreram dois equatorianos e que pôs fim ao processo de diálogo entre o governo de José Luis Rodríguez Zapatero e o ETA, segundo a Cadena Ser, que cita fontes antiterroristas.

No entanto, existe a possibilidade de que os presos estariam preparando algum atentado, informou a emissora.

Um dos detidos em Andoain foi identificado como José Angel Lerín Sánchez, suposto membro do ETA e vinculado às juventudes separatistas radicais de Jarrai, segundo a agência Vasco Press.

Lerín, 36, tinha sido condenado a três anos de prisão por agredir um policial em 2004 e se encontrava foragido desde 2005, acrescentou.

Outro detido é Juan Carlos Herrador Pousa, 39, que foi preso por oito guardas civis à paisana num bar de San Sebastián, disseram à AFP fontes do grupo de apoio aos presos do ETA, que confirmou a detenção de seis pessoas.

A Vasco Press destacou que outras duas prisões ocorreram na localidade guipuzcoana de Idiazabal e em Etxarri Aranaz.

Os investigadores suspeitam que as pessoas detidas tentavam reorganizar o "comando Donosti" do ETA, desmantelado em março de 2005 durante uma operação onde foram presos três membros do grupo armado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • TV iraniana divulga imagens de marinheiros britânicos detidos
  • Reino Unido corta relações com Irã devido a crise
  • Irã diz que ameaças de Reino Unido são provocação
  • Após impasse com Irã, EUA fazem treinos militares no golfo Pérsico
  • Reino Unido endurece discurso com Irã em caso de marinheiros
  • Entenda a crise entre o Irã e o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página