Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2007 - 10h13

Colômbia captura brasileiro acusado de ser membro das Farc

Publicidade

da Folha Online

As autoridades colombianas capturaram nesta quarta-feira (4) um brasileiro acusado de pertencer à guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Segundo agências de inteligência da Colômbia, o brasileiro, Michael Cuello Souza, participou de um ataque no qual 37 militares morreram em junho de 2001.

As Farc são a principal guerrilha colombiana. O grupo surgiu durante a década de 60, quando guerrilheiros marxistas dominavam a zona rural. Nos anos 80, eles passaram a se financiar com o dinheiro cobrado de traficantes.

Souza foi detido em um povoado do Departamento de Guainía, na fronteira sudeste da Colômbia com o Brasil, durante uma operação conjunta da política e infantaria da Marinha, segundo um comunicado oficial.

De acordo com a polícia, o brasileiro é um membro ativo das Farc desde o ano 2000, e em 5 de fevereiro de 2001 colaborou na instalação das negociações de paz entre o governo e este grupo na localidade de San Vicente de Caguán.

A polícia divulgou uma fotografia que afirmou demonstrar a presença do brasileiro nesse ato. Souza também foi acusado de participar na tomada da base militar de Coreguaje, no Departamento de Putumayo, em 22 de junho de 2001. O ataque deixou 37 soldados mortos, 19 feridos e vários seqüestrados.

O brasileiro foi colocado à disposição de um agente antiterrorismo, segundo um relatório oficial.

Com France Presse

Leia mais
  • Colômbia enfrenta aumento de 21% em vítimas de conflito armado
  • PF prende ex-padre acusado de ligação com as Farc
  • Revista sugere ligação do PT com as Farc

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Farc
  • Leia o que já foi publicado sobre a Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página