Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2007 - 04h47

Eleição para presidente no Timor Leste deve ir a segundo turno

Publicidade

da Efe, em Díli

O primeiro-ministro do Timor Leste, José Ramos Horta, e o presidente da Frente Revolucionária do Timor Leste (Fretilin), Francisco Guterres, despontam nesta terça como os dois favoritos à Presidência do país, que aparentemente será decidida em segundo turno, de acordo com a apuração de votos das eleições de segunda-feira (9).

O padre Martinho Gusmão, porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional, disse em entrevista coletiva que os dois candidatos travam uma forte disputa em Díli, apesar de Ramos Horta liderar após a apuração de 80% dos votos.

Junto a eles, Gusmão citou Fernando de Araujo, do Partido Democrático, e Francisco Xavier do Amaral, da Associação Social Democrática Timorense, além de se aventurar a arriscar uma decisão apenas no segundo turno.

Caso nenhum candidato consiga mais de 50% dos votos válidos emitidos, será realizado o segundo turno entre os dois mais votados, dentro de 30 dias.

No entanto, o ex-primeiro-ministro e secretário-geral do Fretilin, Mari Alkatiri, informou por telefone à Efe que os resultados na capital não devem ser tomados como nacionais, e que Guterres obterá a vitória em todo o país.

"Lu-Olo (como Guterres é conhecido) não precisa de segundo turno, porque ele e o Fretilin ganharão de forma absoluta", disse Alkatiri.

Os resultados preliminares devem ser divulgados na quarta-feira (11), enquanto a Comissão Eleitoral Nacional planeja anunciar o resultado oficial em 19 de abril.

O pleito transcorreu sem incidentes violentos e foi supervisado por observadores nacionais e internacionais, e vigiado por forças militares da ONU, da Nova Zelândia e da Austrália.

Leia mais
  • Termina a votação para eleições presidenciais no Timor Leste
  • Juíza esfaqueada já havia passado dois anos no Timor
  • Ladrões ferem juíza brasileira no Timor Leste

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Timor Leste
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página