Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 18h31

Cai vantagem de Sarkozy sobre Ségolène às vésperas de debate

Publicidade

da Efe, em Paris

A vantagem do candidato conservador ao Palácio do Eliseu, Nicolas Sarkozy, sobre sua rival socialista, Ségolène Royal, está sofrendo quedas nas pesquisas, enquanto os dois se preparam para um crucial debate na TV na próxima quarta-feira.

Uma pesquisa do instituto LH2 divulgada nesta segunda-feira mostra que Sarkozy sairia vitorioso, com 52% dos votos (queda de dois pontos percentuais) enquanto a candidata socialista atingiria 48% das intenções de voto se a eleição fosse realizada hoje.

Reuters/AP
Royal (à esq.) e Sarkozy enfrentam-se em segundo turno de eleições na França
Royal (à esq.) e Sarkozy enfrentam-se em segundo turno de eleições na França
A pesquisa foi parcialmente realizada no último sábado (28), depois do debate entre Royal e o ex-candidato centrista François Bayrou, que chegou em terceiro lutar no primeiro turno.

O encontro entre a socialista e o centrista teve como objetivo confrontar convergências em seus programas de governo. Bayrou teve 7 milhões de votos no primeiro turno e Royal tenta agora conquistar o apoio de seu eleitorado para a segunda votação.

Segundo outra pesquisa do instituto Ifop para a revista "Paris Match", realizada nos dois dias que precederam o encontro entre Royal e Bayrou, Sarkozy ganharia com 53% dos votos, uma queda de 0,5 ponto percentual.

Na pesquisa do LH2, a socialista obteria 55% dos votos dos que apoiaram Bayrou no primeiro turno das eleições presidenciais do dia 22, o que representa um avanço de cinco pontos. Já na pesquisa do Ifop, 57% dos eleitores de Bayrou votariam em Royal, um aumento de quatro pontos.

Disputa

O voto dos quase sete milhões de franceses que apoiaram Bayrou se tornou peça-chave no segundo turno, no dia 6 de maio, e é cortejado pelos dois finalistas.

A maioria dos eleitores do político de extrema-direita Jean-Marie Le Pen (quarto no primeiro turno, com 3,8 milhões de votos), por sua vez, apoiaria Sarkozy, indicam as duas pesquisas.

Na tradicional festa de 1º de maio da Frente Nacional --de que é líder-- em Paris, espera-se que Le Pen se posicione em relação ao duelo Royal-Sarkozy, embora os analistas apostem que ele não aconselhará seus eleitores a votarem em nenhum candidato.

A maioria dos que apoiaram a esquerda radical votaria em Royal no dia 6 de maio, segundo as pesquisas.

Debate

Os dois candidatos se preparam para o debate na televisão de quarta-feira. "Toda minha vida foi feita de diálogo e debate (...) Estou preparada por definição", afirmou hoje a candidata socialista.

O debate, "um momento democrático muito forte", deve permitir que os franceses que ainda têm dúvidas "se definam", disse Royal à imprensa. Ela está resolvida a aproveitar a ocasião para esclarecer as soluções que propõe para a França.

Leia mais
  • Royal e Sarkozy entram em reta final de campanha na França
  • Distância de Royal para Sarkozy diminui na França, aponta pesquisa
  • Campanha esquenta na França com debate acirrado entre Royal e Bayrou

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a eleição na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página