Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2007 - 19h51

Milicianos deixam Gaza após cessar-fogo mediado pelo Egito

Publicidade

da Efe, em Gaza

Os milicianos palestinos começaram a deixar neste sábado as ruas de Gaza, após o novo cessar-fogo firmado esta tarde com mediação egípcia.

O acordo entre o movimento islâmico Hamas e o nacionalista Fatah, que entrou em vigor às 15h (9h de Brasília), é o primeiro a ser aplicado no terreno.

Além disso, inclui a retirada de todos os homens armados das ruas e telhados e o fim das operações de controle feitas nos últimos dias em ruas e estradas, além da troca de reféns.

Segundo fontes da embaixada egípcia, a troca de milicianos capturados pela facção contrária progride rapidamente.

Enquanto isso, membros de um comitê formado para vigiar a aplicação do cessar-fogo começaram a circular para verificar se os franco-atiradores abandonam os telhados, e os milicianos acabaram com as barreiras instaladas nas ruas para deter a passagem de membros de outros grupos.

O comitê é formado por uma representação do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, do Fatah; do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, do Hamas; de outras facções e da delegação egípcia.

O acordo de hoje foi obtido graças à mediação do chefe da missão diplomática egípcia, Purhan Hamad. Nem Haniyeh nem Abbas participaram das conversas de hoje, mas ambos enviaram mensagens aos negociadores.

Segundo a agência palestina "Ma'an", o cessar-fogo foi negociado depois que Abbas e Haniyeh consultaram o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o chefe político do Hamas exilado na Síria, Khaled Mashaal.

O ministro da Informação palestino, Mustafa Barghouti, informou que a Arábia Saudita também interveio para advertir que não "aceitaria o fracasso" do acordo alcançado em fevereiro, em Meca, pelo qual Hamas e Fatah formaram o atual governo de união nacional.

Leia mais
  • Hamas e Fatah definem 5º cessar-fogo desde início da nova onda de violência
  • Palestinos renovam pacto para pôr fim à violência em Gaza
  • Após confrontos em Gaza, ministro palestino do Interior renuncia
  • Confrontos entre palestinos em Gaza deixam quatro mortos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hamas e Fatah
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página