Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2007 - 16h09

Comitiva do Fatah viaja ao Cairo para se reunir com mediador egípcio

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Uma delegação do Fatah [partido político palestino que possui braço armado] partiu hoje para o Cairo, capital do Egito, para analisar a ofensiva israelense e a trégua entre facções palestinas na faixa de Gaza com o chefe da inteligência egípcia, Omar Suleiman.

A comitiva "manterá intensos encontros" com Suleiman para "discutir os verdadeiros motivos que há na explosão de violência entre Fatah e Hamas" depois da trégua feita com mediação egípcia há uma semana, disse à agência Maan o porta-voz do movimento nacionalista, Abdul Hakim Awad.

"Além disso, falarão sobre a agressão israelense na Faixa de Gaza e Cisjordânia e os meios para deter o freqüente bombardeio de alvos e bases palestinas", acrescentou.

Cinco facções palestinas manterão cada uma separadamente três dias de encontros com o representante egípcio para abordar "assuntos internos palestinos", explicou.

Após as reuniões "haverá um diálogo nacional destinado a estudar os perigos dos sangrentos confrontos entre Hamas e Fatah --que deixaram cerca de 50 mortos na semana passada--, em uma tentativa de colocar um ponto final na situação e tratar dos ataques israelenses", disse.

A delegação do Fatah é formada, entre outros, pelo vice-presidente palestino, Azam al Ahmad, o ex-presidente do Parlamento Rawhi Fatu, o próprio Awad e o chefe dos serviços de inteligência e das forças de segurança nacional, Mohammed Dahlan, considerado "homem forte" em Gaza e assessor do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página