Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2007 - 13h15

Israel prende líder do braço armado do Fatah na Cisjordânia

Publicidade

France Presse, em Ramallah
da Folha Online

Um importante chefe das Brigadas dos Mártires de al Aqsa, braço armado do movimento nacionalista palestino Fatah, foi detido nesta segunda-feira na Cisjordânia por uma unidade especial do Exército israelense, informaram fontes de segurança locais. O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, é líder do Fatah.

Jaled Abu Chauich, 33, foi preso enquanto circulava de carro em Ramallah, nas imediações do quartel-general de Abbas.

Membros de uma unidade especial do Exército israelense, vestidos como civis palestinos, obrigaram Chauich a sair de seu veículo e o levaram, segundo as fontes. Ele era procurado por Israel há vários anos.

Uma fonte militar em Tel Aviv confirmou a prisão à AFP. "Chauich é responsável por vários atentados terroristas. Foi gravemente ferido nas pernas durante um confronto com o Exército em 2001, mas isto não o impediu de continuar ordenando ataques suicidas contra Israel", explicou esta fonte.

Detenções

Na última quinta-feira (24), o Exército tinha detido o ministro de Educação palestino, Nasser al Shaer, em uma ação na Cisjordânia contra 33 membros do movimento islâmico palestino Hamas, rival do Fatah.

Israel considera essas detenções "uma mensagem às organizações militares" palestinas para que "parem de disparar (de Gaza) foguetes Qassam contra a população civil" no sul de Israel, segundo o ministro da Defesa israelense, Amir Peretz.

Os grupos radicais palestinos dispararam, desde o dia 15 de maio, cerca de 230 projéteis artesanais, informou o Exército de Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página