Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2007 - 09h28

Na Cisjordânia, premiê italiano pede mais ajuda para Abbas

Publicidade

da Folha Online
da Efe, em Ramallah

O premiê italiano, Romano Prodi, pediu nesta terça-feira mais apoio da comunidade internacional para o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. O pedido veio após uma reunião entre os dois líderes em Ramallah, na Cisjordânia. Para Prodi, apenas a ajuda humanitária não é suficiente para dar "esperança aos palestinos".

Arte Folha Online

"Este é o momento de dar esperança aos palestinos", afirmou o premiê em uma entrevista coletiva após sua reunião em Ramallah. Ele disse também que seu governo buscará novas vias de apoio ao presidente da ANP.

A reunião, de cerca de uma hora e meia, tratou da situação dos territórios palestinos após a tomada da faixa de Gaza pelo movimento islâmico Hamas em meados de junho.

O Hamas e o Fatah --partidos políticos que possuem braço armado-- dividiam o poder em um governo de coalizão, mas romperam o acordo em meio a uma onda de violência que deixou mais de cem mortos em Gaza no último mês.

Enquanto o Hamas tomou, à força, o controle da faixa, Abbas, do Fatah, destituiu o grupo rival do poder e criou um gabinete de emergência na Cisjordânia.

Força internacional

Para Prodi, "a situação em Gaza não está madura para uma força internacional", idéia que vem sendo defendida por Abbas para restituir na região o controle efetivo do governo da ANP.

Abbas pediu a Prodi e à União Européia que atuem em prol da retomada das negociações de paz com Israel. Para o presidente da ANP, é preciso fazer com que a situação em Gaza volte ao que era antes da segunda Intifada, há quase sete anos, e persuadir Israel que "alivie as condições de vida dos palestinos".

O segundo levante popular palestino contra Israel que teve início em setembro de 2000 ficou conhecido como segunda Intifada, e começou quando o então premiê israelense, Ariel Sharon, visitou a Esplanada das Mesquitas, local mais sagrado de Jerusalém para palestinos e judeus (que o chamam de Monte do Templo).

Agenda

Prodi se reuniu com Abbas depois de encontrar o premiê palestino instituído após o racha como Hamas, Salam Fayyad.

Na tarde de hoje, o premiê italiano deverá visitar em Belém a escola de um campo de refugiados palestinos construída pela Agência da ONU para os Refugiados (UNRWA).

Ontem, a UNRWA anunciou a suspensão de diversos projetos em Gaza devido à escassez de mantimentos gerada pelo fechamento parcial das fronteiras com Israel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página