Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2007 - 11h02

Exército libanês bombardeia campo de refugiados de Nahr el Bared

Publicidade

da France Presse, em Nahr el Bared
da Folha Online

O Exército do Líbano manteve nesta segunda-feira o bombardeio intermitente a posições dos radicais islâmicos do grupo Fatah al Islam no campo de refugiados palestinos de Nahr el Bared, no norte do Líbano.

Os canhões do Exército disparavam um obus a cada três minutos contra os últimos grupos de islamitas entrincheirados, enquanto trocas de tiros com armas automáticas eram registradas ao redor do último reduto controlado pelo Fatah al Islam em Nahr el Bared.

Arte Folha Online

A intensidade dos combates aumentou nas primeiras horas da tarde depois de uma relativa calma nas primeiras horas da manhã, segundo um porta-voz militar. "O Exército responde aos disparos dos islâmicos e continua retirando os artefatos explosivos instalados pelos membros do Fatah al Islam nos edifícios destruídos", acrescentou o porta-voz.

Três militares, incluindo um oficial, morreram neste domingo no campo de Nahr el Bared, elevando o número de mortos do Exército para 116 desde o começo dos combates, no dia 20 de maio, segundo o porta-voz.

De acordo com estimativas, o registro total de mortos já passa de 200, sem contar os corpos dos radicais que permanecem no campo.

A maior parte dos mais de 30 mil habitantes do campo de refugiados conseguiu fugir durante os confrontos, mas as famílias dos radicais --um grupo de 20 mulheres e 45 crianças-- permanecem no interior.

O ministro da Defesa do Líbano, Elias Murr, anunciou a vitória do Exército sobre os radicais islâmicos do Fatah al Islam em 21 de junho, após mais de um mês de combates no norte do país. As tropas haviam tomado posições do movimento radical nas extremidades do campo de refugiados.

Apesar do anúncio, os radicais se retiraram para locais no centro de Nahr al Bared e continuaram a revidar ataques esporádicos.

Em julho, o Exército libanês voltou a atacar membros do movimento em Nahr al Bared, depois que um soldado foi morto por um tiro vindo do campo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página