Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2007 - 15h05

Derrota de Fujimori no Japão é destaque na imprensa do Peru

Publicidade

da Ansa, em Lima

A imprensa do Peru dedicou nesta segunda-feira grande espaço à derrota do ex-presidente Alberto Fujimori, que mesmo exilado no Chile se candidatou ao Senado no Japão.

O jornal "El Comercio" disse hoje em sua primeira manchete: "Estrepitosa derrota de Fujimori no Japão... adeus à argúcia de tornar-se senador japonês", enquanto o "Perú21" destacou em sua capa: "O Japão não o quer. Ex-presidente fracassa em tentativa de burlar a justiça peruana".

O "La República", por sua vez, estampou "Japão lhe deu as costas" e falou de uma "humilhante derrota" do ex-presidente. "Nem o Japão o quer", publicou "La Primera", e o "Correo" destacou que Fujimori "agora quer voltar ao Peru após absoluto fracasso eleitoral no Japão".

O porta-voz fujimorista no Peru, o congressista Carlos Raffo, declarou hoje que a derrota foi aceita, mas que o ex-presidente "retornará ao Peru para enfrentar seu destino político". No sábado, Fujimori completou 69 anos, enquanto permanece sob prisão domiciliar em Santiago à espera de uma resolução ao pedido de extradição de Lima.

Ele admitiu a perda nas eleições argumentando que seu principal objetivo é demonstrar sua inocência no processo peruano. Em nota, o ex-presidente afirmou que seu objetivo de se eleger "não foi atingido" e que sua vontade é "trabalhar para fortalecer a relação peruano-japonesa em benefício de nossos povos irmãos".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página