EUA retirarão Coréia do Norte da lista de países que apóiam terror
da Efe, em Seul
Os Estados Unidos decidiram retirar a Coréia do Norte da lista de países que promovem o terrorismo e oferecer compensações econômicas e políticas ao país em troca do desmantelamento total de seu programa nuclear, informou a agência de notícias KCNA.
Em declarações à agência norte-coreana, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coréia do Norte disse que Pyongyang deve "desmantelar todas suas instalações nucleares" até o final deste ano.
O acordo ocorreu durante ois dias de conversas realizadas no final de semana passado, em Genebra, entre o máximo negociador americano, Christopher Hill, e seu colega norte-coreano, Kim Gye-kwan.
"De acordo com o pacto, os EUA retirarão nosso país da lista de países que apóiam o terrorismo, e entregará compensações econômicas e políticas, como a suspensão da lei que proíbe o comércio com países inimigos", disse o porta-voz.
Hill anunciou neste domingo que Pyongyang se comprometeu a oferecer uma declaração completa de todo seu programa nuclear, incluído o programa de enriquecimento de urânio, a fim de desmantelá-lo até o final de 2007.
O porta-voz norte-coreano disse que o resultado da reunião em Genebra "colocou as bases para avançar nas próximas negociações multilaterais", que devem ser retomadas no final de setembro.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br
Leia mais
- Coréia do Norte aceita revelar todas as suas instalações nucleares
- EUA e Coréia do Norte avançam em negociações
- EUA e Coréia do Norte iniciam rodada de negociações em Genebra
Especial


