Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2007 - 08h55

EUA retirarão Coréia do Norte da lista de países que apóiam terror

Publicidade

da Efe, em Seul

Os Estados Unidos decidiram retirar a Coréia do Norte da lista de países que promovem o terrorismo e oferecer compensações econômicas e políticas ao país em troca do desmantelamento total de seu programa nuclear, informou a agência de notícias KCNA.

Em declarações à agência norte-coreana, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coréia do Norte disse que Pyongyang deve "desmantelar todas suas instalações nucleares" até o final deste ano.

O acordo ocorreu durante ois dias de conversas realizadas no final de semana passado, em Genebra, entre o máximo negociador americano, Christopher Hill, e seu colega norte-coreano, Kim Gye-kwan.

"De acordo com o pacto, os EUA retirarão nosso país da lista de países que apóiam o terrorismo, e entregará compensações econômicas e políticas, como a suspensão da lei que proíbe o comércio com países inimigos", disse o porta-voz.

Hill anunciou neste domingo que Pyongyang se comprometeu a oferecer uma declaração completa de todo seu programa nuclear, incluído o programa de enriquecimento de urânio, a fim de desmantelá-lo até o final de 2007.

O porta-voz norte-coreano disse que o resultado da reunião em Genebra "colocou as bases para avançar nas próximas negociações multilaterais", que devem ser retomadas no final de setembro.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página