Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2007 - 22h04

Presidente do Irã é vetado no marco zero em Nova York

Publicidade

da Efe, em Nova York

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, não recebeu autorização da Polícia de Nova York para visitar na próxima semana o marco zero, onde ficavam o World Trade Center, atacado no 11 de Setembro.

O porta-voz da Polícia nova-iorquina, Paul Browne, disse em comunicado que "a área está fechada aos visitantes devido aos trabalhos de construção", mas também especificou que o pedido do presidente do Irã seria negado de qualquer maneira devido a questões de segurança.

Ahmadinejad, cujo país não tem relações diplomáticas com os Estados Unidos há mais de duas décadas, tinha solicitado uma visita ao marco zero durante sua viagem a Nova York por conta da 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas, que começa na próxima terça-feira (25).

O pedido do presidente iraniano também foi desqualificado por dois dos pré-candidatos presidenciais em 2008, como a senadora democrata Hillary Clinton e o ex-prefeito nova-iorquino Rudolph Giulini.

Hillary emitiu um comunicado no qual qualifica de inaceitável o pedido de Ahmadinejad, de quem diz que "rejeita renunciar e pôr fim ao apoio de seu próprio país ao terrorismo".

Giuliani qualificou de ultrajante o pedido do líder iraniano para visitar um local que "é sagrado para os americanos".

O republicano lembrou em seu comunicado que o presidente do Irã "ameaçou os Estados Unidos e Israel, acolhe o filho de [Osama] bin Laden (líder da rede terrorista Al Qaeda) e outros líderes da Al Qaeda, está enviando armas aos insurgentes iraquianos e desenvolve armamento nuclear".

O Irã é um dos países, ao lado de Iraque e Coréia do Norte, que o presidente dos EUA, George W. Bush, colocou em 2002 no chamado eixo do mal.

EUA e Irã não têm relações desde dezembro de 1979, quando militantes islâmicos retiveram como reféns funcionários da Embaixada americana em Teerã durante 444 dias.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página