Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2007 - 20h27

França prende três por cartaz de presidente em gesto obsceno

Publicidade

da Folha Online

A polícia prendeu três estudantes por fixar cartazes com um desenho do presidente da França, Nicolas Sarkozy, fazendo um gesto obsceno em La Rochelle, na região Poitou-Charentes, segundo reportagem desta segunda-feira do jornal parisiense "Libération".

Os presos pertencem à agremiação estudantil Unef (União Nacional dos Estudantes da França) e a polícia os deteve na última semana, segundo o jornal francês. Eles foram soltos durante a noite e não chegaram a pernoitar na cadeia.

Reprodução
Cópia do cartaz divulgada pelo jornal francês "Libération"
Cópia do cartaz divulgada pelo jornal francês "Libération"

Os cartazes são parte da nova campanha da organização estudantil de esquerda. Os jovens respondem por ofensa e degradação leve, segundo o "Libé".

"Nós colávamos o cartaz, quando os policiais chegaram até nós. Eles queriam saber o que nós pendurávamos e nos deixaram terminar certamente para ter um delito em flagrante antes de nos levar", disse Thomas Thimonier, presidente da Unef em La Rochelle, ao "Libération".

O cartaz começou a ser pregado em diversos lugares da França e provocou polêmica. Alunos da Universidade Paris 12 de Créteil afirmam ter ouvido instruções dadas pela administração da instituição de ensino para retirar os cartazes quando eles forem colocados, segundo o "Libé".

O jornal francês também informou que a presidente da universidade disse que nenhuma instrução particular sobre tais cartazes foi dada pela instituição de ensino.

Com "Libération"

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página