Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2007 - 21h16

Irã confirma nomeação de Saeid Jalili para substituir Ali Larijani

Publicidade

da Efe, em Teerã

O Irã confirmou a nomeação de Saeid Jalili, doutor em Ciência Política, como sucessor do principal negociador iraniano na questão nuclear, Ali Larijani, que renunciou neste sábado ao cargo, segundo a agência de notícias oficial Irna.

A fonte cita um assessor da Presidência, que assegurou que Jalili atuará a partir de domingo como secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, em substituição de Larijani.

Ele descartou qualquer mudança na política nuclear da República Islâmica, já que "essa política é controlada pelo líder supremo (do Irã, Ali Khamenei) e pelo presidente", Mahmoud Ahmadinejad.

"A mudança de responsáveis é algo muito normal e pode se repetir em qualquer departamento do Executivo", afirmou.

"Motivos pessoais"

Um porta-voz do governo iraniano atribuiu neste sábado a renúncia de Larijani a motivos pessoais e assegurou que a política de Teerã e sua negociação com a União Européia para solucionar a crise pelo programa atômico iraniano não serão afetadas pela mudança.

As autoridades afirmaram que o sucessor de Larijani representará o Irã na reunião de terça-feira (23) com o alto representante para Política Externa e Segurança da UE, Javier Solana.

Jalili

Jalili nasceu em 1965 na cidade de Mashhad, é autor de vários livros e publicou nos últimos anos vários artigos sobre relações internacionais.

Entre 1989 e 1995 foi primeiro-secretário no Ministério de Assuntos Exteriores, e em 1997 foi nomeado assessor do diretor do Departamento dos Estados Unidos e da América Central na mesma pasta.

Em 2000 foi nomeado diretor-geral do Escritório do Líder Supremo, e em 2004 foi designado conselheiro do presidente da República Islâmica.

Jalili, que fala fluentemente inglês e é conhecido por ser um homem muito próximo a Ahmadinejad, é vice-ministro das Relações Exteriores para Assuntos da Europa e da América desde 2005.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página