Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2007 - 10h11

Kasparov diz que "Putin quer governar como Stalin"

Publicidade

da Efe, em Roma

O ex-campeão mundial de xadrez e hoje líder da oposição russa, Garry Kasparov, disse em entrevista publicada neste domingo por um jornal italiano que o presidente de seu país, Vladimir Putin, "quer governar" como o ditador soviético Josef Stalin e "viver" como o magnata Roman Abramovich.

Ao jornal "La Repubblica", Kasparov declarou que as eleições legislativas de hoje na Rússia "são uma farsa" e que o resultado já está decidido.

"[O pleito] terminará com o domínio total do Rússia Unida [partido liderado por Putin], graças aos vários embustes. Um terço dos eleitores terá um Parlamento que não os representará", disse Kasparov numa entrevista à publicação.

Nela, o ex-campeão de xadrez e um dos principais opositores de Putin também pede que os russos "anulem seu voto", para que "pelo menos esses não vão para Rússia Unida".

Kasparov, que quer se candidatar à Presidência da Rússia e que foi detido no sábado retrasado, sendo solto cinco dias depois, assegurou que "Putin tem pensado em fazer algo radical" contra ele.

"Ele agirá antes de 23 de dezembro, porque os candidatos a presidente têm que ser registrados até esta data. Antes dela, [Putin] terá que revelar quais são suas reais intenções", acrescentou.

Para Kasparov, a situação na Rússia "está se deteriorando", uma vez que "o governo declara que está ocorrendo um forte crescimento econômico".

"Mas o povo só vê os preços dispararem", e os "protestos se tornaram algo perigoso", disse o líder opositor na entrevista.

"A Rússia que Putin descreve é um colosso com os pés de argila", e o "verdadeiro inimigo" do presidente russo será o próprio povo, declarou o político.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página