Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2008 - 03h11

Uribe reconhece trabalho de Chávez e propõe negociação às Farc

Publicidade

da Folha Online

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, reconheceu nesta quinta-feira a eficiência do trabalho do venezuelano Hugo Chávez para obter a libertação de duas reféns da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e propôs aos rebeldes uma negociação de paz.

As reféns Clara Rojas e Consuelo González foram libertadas nesta quinta-feira pelas Farc na selva colombiana, em uma ação organizada pelos governos da Venezuela e da Colômbia em colaboração com o CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).

"Devo reconhecer que foi eficaz o processo promovido pelo presidente Chávez, que obteve a libertação unilateral e incondicional de nossas compatriotas", disse Uribe em uma mensagem ao país.

Uribe também convidou "as Farc a considerar uma negociação sincera, ágil e de boa fé, cercada por garantias democráticas".

"Nossa gratidão ao presidente da irmã República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, por seu esforço e eficiência na libertação de nossas compatriotas Clara Rojas e Consuelo González".

Na mesma mensagem, Uribe destacou que as Farc ainda mantêm 750 reféns, dos quais apenas 44 seriam libertados em troca de 500 rebeldes presos na Colômbia.

"Que bom ter estes entes queridos novamente em suas casas", disse Uribe, destacando "a integridade e o grande controle" de Rojas e González.

Negociação

Uribe também propôs às Farc "considerar uma negociação sincera, ágil e de boa fé, cercada por garantias democráticas".

O governo colombiano "está firme para a paz", mas insistirá na derrota dos rebeldes. "Ainda não ganhamos esta batalha contra o terrorismo, mas vamos vencê-la".

Uribe destacou que segue "vigente" sua proposta de criar uma "zona de encontro" de 150 km², no departamento de Valle (sudoeste), para negociar a troca do grupo de 40 reféns por 500 guerrilheiros presos.

"Queremos avançar por este caminho até a libertação de todos os reféns".

Em meados de novembro, Uribe suspendeu a mediação de Chávez para a troca de reféns por guerrilheiros presos, após o líder venezuelano manter contatos diretos com o comando militar colombiano, o que provocou uma crise diplomática entre Colômbia e Venezuela.

Betancourt

O pedido de Uribe também aumenta as expectativas do fim do cativeiro da franco-colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada em 2002 na mesma ocasião que Clara Rojas.

Ex-candidata à Presidência da Colômbia completa no dia 23 de fevereiro seis anos em poder da guerrilha.

O porta-voz do comitê de libertação das reféns, Hervé Marro, afirmou que o resgate de Clara e Consuelo causou "uma explosão de alegria", mas só pontual, pois ainda restam outros 3.000 na floresta em poder da guerrilha.

"Queremos que estes esforços voltem a ser realizados para Ingrid e para o resto dos reféns", afirmou.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a "França se alegra profundamente" com a libertação das reféns e prometeu redobrar os esforços para conseguir que a guerrilha entregue Betancourt.

"É um grande incentivo para perseverar" e "redobraremos os esforços para que o resto dos reféns retorne, em primeiro lugar Betancourt", disse o presidente francês.

Com France Presse, Efe e Reuters

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página