Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2008 - 07h12

Líder palestino se reúne com ditador egípcio para discutir fronteira

Publicidade

da Efe, no Cairo

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, se reunirá nesta quarta-feira (30) com o ditador egípcio, Hosni Mubarak, no Cairo, para discutir a situação na fronteira entre a faixa de Gaza e o Egito, informaram fontes palestinas.

Em entrevista publicada nesta segunda no jornal independente "Al Masri Al Youm", o enviado de Abbas ao Egito, Nabil Shaath, disse que na reunião o líder palestino "tratará de estabelecer as regras que devem se impor nas passagens fronteiriças entre Gaza e Egito".

O anúncio da visita acontece um dia depois que a ANP indicou que o Egito aceitara um plano de Abbas para reabrir, sob seu controle, a passagem de Rafah, que liga a faixa de Gaza ao Egito. As autoridades egípcias, porém, ainda não se pronunciaram.

Segundo Shaath, na reunião também será discutido o convite de Mubarak para a realização de uma conferência de reconciliação entre as facções rivais do grupo radical islâmico Hamas e do Fatah, liderada por Abbas.

É a primeira vez que Mubarak se envolve pessoalmente para reconciliar as duas facções palestinas rivais desde que, em junho, o Hamas tomou o controle da faixa de Gaza e expulsou os partidários do Fatah.

Shaath disse ainda que Abbas se encontrará com outras personalidades políticas para debater a situação na fronteira.

Desde quarta-feira passada (23), milhares de palestinos procedentes da faixa de Gaza cruzaram a fronteira com o Egito após derrubar a cerca fronteiriça devido ao bloqueio israelense à região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página