Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2008 - 20h32

Rússia nega pedido sérvio de extradição de família de Milosevic

Publicidade

da Ansa, em Moscou

As autoridades de Moscou negaram o pedido de Belgrado pra extraditar a viúva e o filho do falecido presidente iugoslavo Slobodan Milosevic.

"A Rússia não tem nenhum motivo para extraditar a viúva e o filho do ex-presidente Slobodan Milosevic", declarou Konstantin Potoranin, assessor de imprensa do Serviço Federal de Imigração.

Mirjana Markovic e Marko são procurados pela Justiça sérvia, e as autoridades de Belgrado emitiram contra ambos distintas ordens de busca e captura internacional por suspeita de participar de contrabando de cigarros nos anos 90, quando o país vivia sob sanções internacionais.

"Qualquer país pode pedir suas respectivas extradições, mas a Rússia não tem razão para fazê-lo, o que foi estabelecido por convenções e acordos internacionais. Nós não os extraditaremos. Não são cidadãos russos e não pediram suas cidadanias, ainda que tenham direito", afirmou Potoranin.

No começo de fevereiro, a Rússia informou ter concedido asilo à viúva e ao filho do ex-presidente sérvio Milosevic.

Segundo a agência de notícias russa Itar-Tass, que cita uma fonte não-identificada do governo russo, os dois receberam asilo no país depois de os seus passaportes terem expirado. A agência não especificou quando isso aconteceu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página