Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2008 - 04h45

Chávez diz que ação militar da Colômbia foi "crime de guerra"

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira (5) que a ofensiva militar da Colômbia que matou 17 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território equatoriano foi um "crime de guerra".

Chávez, que recebeu nesta quarta o presidente do Equador, Rafael Correa, ressaltou o apoio ao governo de Quito e disse que o país "contará com nosso incondicional apoio, em qualquer circunstância".

Nesta quarta, a OEA (Organização dos Estados Americanos) classificou a ação militar colombiana no último sábado (1º) em território equatoriano como "uma violação da soberania" do Equador. A resolução, no entanto, não condenou a Colômbia.

Correa, por sua vez, pediu à comunidade internacional uma "condenação contundente" à agressão da Colômbia contra a soberania de seu país.

Segundo o presidente do Equador, a resolução da OEA foi um "primeiro passo importante à frente", mas não foi suficiente.

O Exército colombiano bombardeou no sábado um acampamento das Farc, matando o número dois da guerrilha, Raul Reyes. O ataque gerou um crise entre os dois países e acabou envolvendo a Venezuela --a qual fechou sua embaixada em Bogotá e expulsou o embaixador colombiano em Caracas.

No domingo, Quito e Caracas mandaram tropas às suas respectivas fronteiras com a Colômbia e fizeram fortes ataques contra o presidente Álvaro Uribe. A resposta colombiana veio na forma de acusações de ligação dos dois países com a guerrilha.

As críticas fizeram com que Correa rompesse relações diplomáticas com a Colômbia.

Visita

Durante o encontro com Correa, Chávez afirmou que poderia nacionalizar algumas empresas colombianas que operam em seu país.

"Poderíamos nacionalizar algumas, não estamos interessados em ter empresas colombianas na Venezuela", disse.

O governante venezuelano assinalou que seu Governo "terá de vender" as empresas que tem na Colômbia, e advertiu ainda que cairá de forma significativa o comércio bilateral, que beirou os US$ 6 bilhões em 2007.

"O comércio entre Venezuela e Colômbia está em queda", disse Chávez, que explicou que seu governo busca há algum tempo novos parceiros comerciais.

Pacificação

Os chanceleres da OEA devem realizar uma nova reunião para debater a crise entre Equador e Colômbia no dia 17 de março, em Washington.

Correa disse que estão se "esgotando todos os meios diplomáticos, todos os meios pacíficos e mecanismos internacionais para a solução deste conflito, porque não permitiremos que o agressor de nossa soberania fique impune".

Nesta quarta-feira, Colômbia e Equador acataram um consenso, alcançado após "14 horas de negociações", segundo o embaixador do Panamá na OEA, Arístides Royo. A decisão foi aprovada pelos 34 países membros sob aplausos.

Logo após a decisão da OEA, Álvaro Uribe se comprometeu "a não repetir" uma operação militar como a do último sábado.

Em reunião esta noite no Palácio de Nariño, sede da Presidência, com diretores de meios de comunicação colombianos e agências e correspondentes estrangeiros, Uribe voltou a assumir "toda a responsabilidade" pela operação militar.

"Aceitamos a resolução da OEA e assumo a responsabilidade", afirmou Uribe, que, em seguida, pediu "franqueza" nas relações entre os países e defendeu uma "solução diplomática" para a crise.

Com Efe, Associated Press e France Presse

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página