Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2008 - 15h11

Traficante de armas russo é preso na Tailândia

Publicidade

da Efe, em Bancoc
da Folha Online

O traficante de armas de origem russa Victor Bout, 40, que ficou rico realizando negócios com governos e organizações rebeldes em vários países africanos, foi preso em Bancoc (capital da Tailândia) por fornecer armas às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), informaram nesta quinta-feira fontes policiais.

O diretor da divisão criminal da polícia tailandesa, Pongpat Chayapan, disse que o ex-militar russo era procurado sob a acusação de "fornecer armas e explosivos a rebeldes colombianos".

A polícia tailandesa prendeu Bout em um hotel de Bancoc após ele ser procurado por um mês por ordem judicial emitida a pedido da agência antidrogas dos Estados Unidos.

Bout viu acabar sua carreira na KGB (antigo serviço secreto soviético) após o colapso da União Soviética e passou a vender armas para nações envolvidas em conflitos.

Um relatório de 2005 da Anistia Internacional o envolve na venda de armas em nações como Bulgária, Eslováquia, Ucrânia e outras nações.

De acordo com o jornal americano "New York Times", Bout seria a inspiração do filme "O Senhor das Armas", estrelado por Nicolas Cage, sobre um traficante de armas inescrupuloso.

Investigadores dos seus negócios dizem que ele tem usado sua rede de transporte aéreo de cargas para transportar armas da era soviética para conflitos internacionais pelo mundo, incluindo Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa e Sudão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página