Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2007 - 00h00

Confrontos em bairro sunita de Bagdá matam dois e ferem quatro

Publicidade

da Folha Online

Homens armados e forças de segurança do Iraque entraram em confronto em um bairro sunita no centro de Bagdá neste domingo, segundo informações da polícia. Ao menos duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas após os choques, enquanto helicópteros de ataque dos Estados Unidos patrulhavam o espaço aéreo acima da área.

As lutas começaram por volta das 13h30 (7h30 de Brasília) quando homens armados atacaram patrulheiros iraquianos no bairro de Fadhil, que se situa na margem leste do rio Tigre, informou a polícia. O Exército dos EUA não comentou a ação.

As forças de segurança isolaram todas as vias de acesso ao bairro, gerando inúmeros congestionamentos em Bagdá, de acordo com testemunhas e com a polícia local. Lojas fecharam suas portas e as ruas ficaram vazias enquanto as pessoas fugiam da violência.

"Os homens armados estavam atirando contra tudo que se movia. As ruas ficaram desertas e todas as lojas foram fechadas", disse Ghaith Jassim, 37, dono de uma loja de tecidos na área.

Área afetada

"Esses confrontos freqüentes estão afetando nosso trabalho. Não conseguimos ganhar dinheiro. As pessoas estão com medo de vir até aqui", disse Jassim.

O lojista afirmou que a chegada das tropas dos EUA interrompeu brevemente os confrontos, mas que a luta recomeçou depois que os americanos deixaram a região.

A polícia do Iraque disse que dois civis foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas --dois policiais e dois civis.

Fadhil, uma das áreas mais antigas e pobres da capital do Iraque, é palco de frequentes lutas em suas ruas e becos, não só de insurgentes sunitas mas também de criminosos comuns.

Em 23 de janeiro último, um helicóptero da companhia de segurança privada americana Blackwater USA foi derrubado por um forte tiroteio. Quatro civis morreram e um quinto, que estava em um segundo helicóptero, morreu após levar um tiro.

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página