Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2008 - 22h47

Exército colombiano apreende 715 minas terrestres das Farc

Publicidade

da Efe, em Bogotá

O Exército colombiano apreendeu hoje 715 minas terrestres que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pretendiam utilizar no Estado de Valle del Cauca e em caminhos pelos quais diariamente transitam camponeses, informaram fontes oficiais.

O comandante da Terceira Divisão do Exército colombiano, general Justo Eliseo Peña, disse que os explosivos foram descobertos em zona rural das localidades de San Juan Bautista de Guacari e Buga, no sudoeste.

Peña explicou que o poder de destruição de cada mina é grande, já que se uma pessoa pisa em um desses artefatos, pode perder as pernas ou as mãos. Acrescentou ainda que, segundo os trabalhos de investigação já realizados, as Farc pretendiam semear os explosivos em caminhos entre os povoados de Buga, Tuluá, Florida e Pradera.

As Farc afirmaram que para dar início a diálogos visando a uma troca humanitária que permita a libertação de reféns, o governo colombiano deve desmilitarizar as localidades de Pradera e Florida, o que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, recusa.

O general Peña explicou que foi a iniciativa do Exército que permitiu que as minas terrestres fossem descobertas e apreendidas, e acrescentou que os soldados continuaram desenvolvendo operações similares.

Não houve registro de detenções durante essas operações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página