Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2008 - 02h10

China realiza nova reunião com o dalai-lama em um mês

Publicidade

da Folha Online

O governo chinês anunciou uma nova rodada de conversas com o dalai-lama, líder espiritual tibetano no exílio, dentro de um mês, segundo disse uma fonte próxima às conversas à agência China News Agency.

Representantes de ambas as partes se reuniram no dia 4 de maio na cidade chinesa de Shenzhen (sul) em um encontro que durou poucas horas e pela primeira vez desde as revoltas tibetanas de meados de março.

O funcionário anônimo informou à agência que o diálogo com os emissários do dalai-lama era "solene e sério", em resposta às críticas que dão conta de que tais encontros são apenas para aplacar os ataques recebidos por Pequim por causa da violenta repressão militar dos protestos.

Nos protestos, 19 pessoas morreram, segundo informações do governo chinês (18 civis e um policial). Para os tibetanos, a repressão policial das manifestações causou mais de 140 mortes.

Esse encontro foi informal e não fez parte das negociações oficiais, que estão suspensas desde o ano passado.

A fonte acrescentou que a data exata do próximo encontro ainda está por ser decidida, "já que os enviados do dalai-lama precisam de tempo para informar o líder espiritual".

O encontro marcado para daqui um mês será a sétima rodada de negociações numa série que teve início em 2002 e foi interrompida em 2007.

"Um entendimento foi alcançado para dar continuidade às rodadas formais de discussão. Uma data para a sétima rodada será finalizada em breve após consultas mútuas", informou em uma declaração Lodi Gyari, o enviado do dalai-lama, durante o encontro do último fim de semana.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página