Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2008 - 02h12

Anúncio de forte réplica gera pânico entre sobreviventes na China

Publicidade

da Efe, em Pequim

O anúncio de que uma forte réplica de até 7 graus de magnitude na escala aberta de Richter pode sacudir hoje a zona devastada pelo terremoto na China gerou pânico nas últimas horas entre os sobreviventes da tragédia.

Segundo a agência oficial de notícias Xinhua, após o anúncio, os moradores do distrito de Wenchuan, devastado pelo tremor de 8 graus de 12 de maio, fugiram apavorados de suas casas carregando cobertores, móveis e utensílios.

Em Chengdu, a capital provincial, as pessoas decidiram fugir imediatamente em seus carros, o que congestionou as estradas e postos de gasolina da região.

Muitos moradores passaram a noite acordados e permaneceram alertas e preparados para fugir das tendas de campanha em que vivem provisoriamente.

O devastador terremoto de 12 de maio é o pior na China em três décadas, com mais de 34 mil mortos, segundo dados oficiais.

A mesma reação de pânico diante do anúncio da réplica foi registrada no restante da província de Sichuan, onde aconteceu o epicentro do terremoto, e em Guizhou e Chongqing.

"Tivemos de responder a centenas de chamadas a partir das 22h da noite (de segunda), quando foi anunciada a possibilidade de uma forte réplica", assinalou Chen Benjin, responsável pelo birô sismológico de Guizhou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página