Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2008 - 20h40

Suposto líder de grupo separatista basco é preso na França

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O suposto número um do aparato político do ETA (grupo separatista basco) está entre os quatro membros do grupo detidos na noite desta terça-feira em Bordeaux, no sudoeste da França, segundo informaram fontes antiterroristas espanholas à agência France Presse.

Os detidos são Javier López Peña, conhecido como "Thierry", [considerado o chefe da organização separatista armada basca], Ainhoa Zaeta Mendiondo, Igor Suberbiola e Jon Salaberría.

A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da polícia francesa e da guarda civil espanhola, segundo funcionários da Espanha.

A detenção ocorreu após às 23h (18h em Brasília), em um apartamento no centro de Bordeaux. Os supostos membros do ETA estavam armados, mas não resistiram.

López Peña ingressou no ETA em 1980. Três anos depois, foi detido junto com outros oito supostos membros da organização separatista. Após ser colocado em liberdade, em 1993, tornou-se um dos responsáveis pela infra-estrutura do ETA, encarregado dos esconderijos para armas e explosivos.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página