Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2008 - 23h35

Departamento de Chuquisaca convoca referendo sobre autonomia na Bolívia

Publicidade

da Efe, em La Paz

Os líderes opositores do departamento boliviano de Chuquisaca convocaram neste sábado um referendo sobre autonomia, mascado para 30 de novembro. A informação é do presidente do Comitê Cívico da região, John Caba.

Caba afirma que a realização da consulta foi aprovada pelo Conselho Departamental de Chuquisaca, cuja titular, Savina Cuéllar, deve promulgar o processo nas próximas horas.

No dia 30 de novembro, a população desse departamento definirá se deseja ou não um regime autônomo, em uma consulta similar à feita em julho de 2006, quando a opção foi rejeitada pela população. No entanto, os líderes de Chuquisaca dizer ter certeza de que desta vez a população aprovará majoritariamente esse regime, como já aconteceu nas regiões de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija.

O dirigente cívico acrescentou que líderes regionais definirão depois dessa votação se avançam em direção à redação de alguns estatutos autonomistas como fizeram as outras regiões.

O governo de Evo Morales desqualificou os estatutos dessas quatro regiões porque, em sua opinião, foram aprovados em outros referendos ilegais realizados entre maio e junho.

A consulta autônoma de Chuquisaca está prevista para uma semana antes da convocada pelo presidente Evo Morales para 7 de dezembro, com o propósito de validar o projeto de nova Carta Magna, aprovada pela Assembléia Constituinte em 2007.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página