Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2002 - 12h02

EUA podem retirar diplomatas da Indonésia

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos pediu hoje que cidadãos norte-americanos reconsiderem qualquer plano que possam ter para permanecer na Indonésia e afirmou que poderá reduzir sua presença diplomática no país, depois de um atentado com carro-bomba que deixou mais de 180 mortos na ilha de Bali.

O anúncio de advertência foi enviado aos norte-americanos que moram na Indonésia pela embaixada dos EUA em Jacarta.

"A embaixada está reavaliando a extensão de sua presença na Indonésia. Os norte-americanos de visita ou que moram na Indonésia devem refletir sobre a necessidade de permanecer no país", diz a nota.

"Continuamos aconselhando os norte-americanos a serem particularmente vigilantes e manterem a discrição."

"Este atentado acontece depois de várias advertências de riscos feitas pelos norte-americanos e destaca a ameaça crescente que aponta para os norte-americanos em todas as partes do mundo", afirmou.

O embaixador dos EUA em Jacarta, Ralph Boyce, classificou o atentado de "desprezível ato de terrorismo".

Em uma entrevista a uma cadeia de TV norte-americana em Jacarta, o diplomata declarou que as indicações preliminares apontam a Al Qaeda como autora do atentado. Os EUA acusam a rede liderada pelo terrorista de origem saudita Osama bin Laden de realizar os atentados de 11 de setembro de 2001, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

"Os recentes atentados com bombas na Indonésia nas últimas semanas indicam a presença [de membros da Al Qaeda] aqui, da qual sempre suspeitamos", afirmou Boyce.

Segundo o embaixador, o governo indonésio deveria reforçar seus esforços antiterroristas à luz dos recentes ataques.

Três cidadãos norte-americanos supostamente se encontram entre os estrangeiros feridos no atentado na ilha de Bali, disse hoje um funcionário do Departamento de Estado dos EUA, que pediu para não ser identificado.

"Neste momento, acreditamos que existem três cidadãos norte-americanos feridos", disse o funcionário. "Não sabemos até agora se algum morreu."

Leia mais:
  •  Atentado em Bali deixa pelo menos 182 mortos e 132 feridos

  •  Com atentado em Bali, Indonésia perde seu paraíso turístico

  •  Bush diz rezar pelas vítimas de atentado em Bali
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página