Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2002 - 18h33

Indonésia não pode ignorar existência de terroristas, diz Powell

da France Presse, em Washington

A Indonésia não pode mais ignorar que o terrorismo existe dentro de suas fronteiras, após os atentados do último sábado (12) na ilha de Bali, disse esta terça-feira o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

"Podemos ver agora que não está livre disso. Não pode fingir que (o terrorismo) não existe em seu país", afirmou Powell.

"O terrorismo pode existir em qualquer lugar, onde as condições são apropriadas e onde este tipo de organização terrorista possa se desenvolver e, por isso, temos de ir atrás deles, onde quer que estejam", enfatizou o secretário.

Para Powell, o ataque de Bali - que deixou cerca de 180 mortos e mais de 300 feridos - foi uma experiência sobre a qual os líderes indonésios devem refletir. "Espero que isto reforce a determinação indonésia para lidar com este tipo de ameaça", afirmou.

Funcionários norte- americanos se queixaram recentemente de que a Indonésia tem feito muito pouco para desarticular os grupos fundamentalistas islâmicos, que Washington acredita serem ligados à rede Al Qaeda.

Para o governo dos Estados Unidos, a rede foi responsável pelos atentados de Bali e pelos ataques terroristas a Washington e Nova York no ano passado.

Powell também rejeitou críticas de que os EUA não estão concentrados em sua campanha antiterrorista por estarem armando uma guerra contra o Iraque.

"Isto mostra que o terrorismo pode levantar sua cabeça de muitas maneiras diferentes", disse, acrescentando que "quando falamos da campanha contra o terrorismo, estamos atrás dos responsáveis pelo que aconteceu em Bali, os responsáveis pelo 11 de setembro e estes regimes que apóiam os terroristas e desenvolvem armas de destruição em massa".

  •  Autoridades da Indonésia investigam atentados em Bali

  •  Muçulmanos têm medo de extremistas, diz líder islâmico

  •  Análise: A Indonésia e o extremismo islâmico

  •  Australianos estão no topo da lista de vítimas do atentado em Bali

  •  Equipe internacional procura autores de atentado em Bali

  •  Jornal indonésio acusa EUA por atentado em Bali

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página