Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2002 - 10h15

Equipe internacional procura autores de atentado em Bali

da France Presse, em Kuta (Indonésia)

Uma equipe policial internacional de elite foi organizada para identificar os terroristas responsáveis pelo atentado com carro-bomba que deixou 181 mortos e mais de 300 feridos no último sábado (12), anunciaram hoje dois ministros australianos na praia de Kuta, na ilha indonésia de Bali.

A equipe inclui mais de 40 policiais australianos, além de especialistas do FBI (polícia federal dos EUA), da Scotland Yard (polícia federal britânica) e unidades de Alemanha e Japão, que revistavam os escombros a que ficou reduzida a casa noturna Sari, assim como os prédios ao redor.

O ministro australiano das Relações Exteriores, Alexander Downer, disse que o governo indonésio havia expressado uma suspeita -com a qual a Austrália concordou- de que a ação teria sido obra da rede terrorista Al Qaeda, através do grupo local Jemaah Islamiyah. "Mas nesta etapa, realmente ainda não sabemos", acrescentou.

O primeiro-ministro australiano, John Howard, disse hoje que existem "fortes suspeitas", mas não provas, do envolvimento de Al Qaeda no atentado. Downer disse que também não há provas de que os australianos tenham sido o alvo do atentado e que este parece ter tido como alvo os estrangeiros em geral.

Durante a visita ao local do atentado, Downer esteve acompanhado do ministro australiano da Justiça, Chris Ellison, que disse ao chefe da polícia de Bali que ele pode contar com toda a ajuda necessária por parte da Austrália.

Os dois evitaram repetir as críticas australianas às autoridades indonésias por sua ação insuficiente contra os terroristas e destacaram que agora trabalham com Jacarta.

"Temos aqui em Bali peritos e pessoas especializadas na identificação de vítimas. Trabalharão com a polícia indonésia e com outras polícias, do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Japão, no que constitui um esforço internacional para colocar à disposição da Justiça os responsáveis por este atentado espantoso", disse Ellison.

Downer explicou que muitos corpos ficaram tão queimados que é impossível identificá-los e que outros foram despedaçados pela explosão. Ele e Ellison participaram esta manhã em uma cerimônia em homenagem às vítimas, celebrada no local do atentado.

Leia mais:
  •  Jornal indonésio acusa EUA por atentado em Bali

  •  Para embaixada, é difícil achar brasileiros sumidos em Bali

  •  Polícia indonésia busca pistas sob escombros

  •  Identificação de corpos em Bali será possível, diz perito

  •  "Tivemos muita sorte", diz brasileiro em Bali

  •  Dois indonésios são interrogados sobre ataque em Bali

  •  Bali complica, mas não impede, ataque a Iraque

  •  Culpar Al Qaeda é simplificação, diz analista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página