Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2002 - 09h02

EUA advertiram Indonésia um dia antes de ataque em Bali, diz jornal

da France Presse, em Washington

O governo norte-americano advertiu reiteradamente a Indonésia de que a rede Al Qaeda estava planejando um ataque contra seu território e o último aviso foi dado ao presidente Megawati Sukarnoputri um dia antes da explosão de sábado (12) na ilha de Bali, declarou hoje o jornal "The New York Times".

O embaixador norte-americano na Indonésia, Ralph C. Boyc, advertiu ao presidente que a Indonésia deveria tomar uma atitude antes de 24 de outubro, sob pena de Washington considerar esse país como um "santuário" do terrorismo.

Não foram fornecidos dados sobre onde e quando os terroristas atacariam, mas o governo dos Estados Unidos levou muito a sério os dados obtidos pela CIA (serviço de inteligência dos EUA) ao interrogar o ativista da Al Qaeda Omar Al Faruq, disse o jornal.

Faruq foi detido em Java em junho e entregue aos Estados Unidos, onde começou a ser interrogado em setembro, afirmou o jornal.

Como os ataques à Indonésia foram planejados com muita antecedência, Faruq deu informações que pareciam merecedoras de crédito, segundo o "New York Times".

Leia mais:
  •  Investigadores vêem ação de profissionais em atentado de Bali

  •  Ex-militar indonésio teria fabricado bombas do atentado em Bali

  •  Restos mortais das vítimas de Bali serão levados à Austrália
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página