Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2002 - 22h19

Especialistas fazem o perfil do atirador de Washington

da Folha Online

Enquanto investigadores norte-americanos "caçam" em shoppings e postos de gasolina evidências ligadas ao atirador que já matou nove pessoas e feriu duas desde 2 de outubro na região de Washington, psiquiatras, psicólogos, detetives e pesquisadores estão tirando suas próprias conclusões, informou o jornal norte-americano "The New York Times".

Segundo o jornal, os especialistas formularam três retratos psicológicos radicalmente diferentes do franco-atirador. Para os especialistas consultados pelo jornal, o serial killer é um homem, pelo fato da cultura de armas ser dominada pelos homens.

A polícia desistiu hoje de publicar um esboço de retrato-falado, dizendo que testemunhas que o viram matar uma mulher na segunda-feira (14) em Northern Virginia não conseguiram chegar a um acordo sobre detalhes cruciais devido a fatores como distância e escuridão. Mas as testemunhas também concordaram que se trata de um homem, disse o Times.

A seguir, possíveis perfis do franco atirador, traçados por especialistas entrevistados pelo jornal:

  • Ninja: "Não acho que esse homem seja um imbecil", disse Candice DeLong, ex-agente do FBI que trabalhou no caso Unabomber (Ted Kaczynski, que era conhecido como Unabomber por atingir alvos em universidades e linhas aéreas, escreveu um manifesto de 35 mil palavras em um caderno antes de ser capturado, depois de matar três pessoas e ferir 23). "Ele tem uma discrição de ninja, andando por aí com arrogância, acostumado a dominar as pessoas, talvez seja um bombeiro ou um operário de construções. Ele está querendo provar a alguém - e esse alguém sabe disso - que ele é o melhor serial killer do mundo".



  • Meninos magrelas: Richard Dietl, detetive policial aposentado de Nova York, acha que são adolescentes que se juntaram para criar confusão. "Provavelmente são dois garotos magrelas que fizeram um pacto. Estão atirando nas pessoas e fugindo. Não querem enfrentar ninguém olhando nos olhos".


  • Solitário frio: O tipo mais familiar, de acordo com o criminologista James Alan Fox, que disse que a maioria dos serial killers são homens brancos solitários com cerca de 30 anos. "Parece um clichê mas costuma ser verdade", disse Fox. "E neste caso, estamos vendo o típico comportamento dominador. Provavelmente é um rapaz introvertido que mora sozinho, trabalha para se sustentar, e vive em uma grande fantasia. É a sua batalha, a sua guerra, é ele quem manda agora".

    Leia mais:
  •  Polícia dos EUA descarta possibilidade de retrato-falado do atirador

  •  Leia as recomendações da polícia de Washington para evitar atirador

  •  Atirador de Washington pode abalar economia local

  •  Avião de espionagem vai ajudar na "caça" a atirador de Washington

  •  Rumsfeld autoriza Pentágono a ajudar na busca ao franco-atirador

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página