Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2008 - 16h29

Kim Jong Il inspeciona unidade do Exército norte-coreano, diz imprensa oficial

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

O líder norte-coreano Kim Jong Il inspecionou uma unidade da Aeronáutica, informou neste domingo a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. Essa seria a sexta aparição pública do dirigente, objeto de persistentes rumores sobre a degradação de seu estado de saúde.

Kim Jong Il listou as tarefas a serem cumpridas para reforçar a capacidade de combate da unidade 1016 da Aeronáutica, e se disse satisfeito com o preparo atual da mesma "para enfrentar os movimentos agressivos dos inimigos", segundo a agência, sem divulgar a data em que teria ocorrido a inspeção.

Há rumores de que Kim Jong Il, 66, teria sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) em meados de agosto. Dirigentes sul-coreanos declararam desde então que a saúde do líder norte-coreano tinha melhorado.

Em meados deste mês, o canal japonês de TV Tokyo Broadcasting System (TBS) anunciou em seu site que o dirigente norte-coreano teve um segundo AVC em outubro. A TBS afirmou ter recebido a informação de uma fonte americana em missão na Coréia do Sul.

"No fim de outubro, ele sofreu um segundo AVC, que afetou os movimentos de seu braço e de sua perna esquerdas e prejudicou sua elocução", informou então a TBS, acrescentando que o líder norte-coreano se encontrava então em um hospital de Pyongyang (capital da Coréia do Norte).

A saúde de Kim Jong Il, que não designou sucessor, é objeto de muitos rumores desde que ele não assistiu, em 9 de setembro, ao grande desfile que marcou o 60º aniversário do regime comunista.

Kim também não assistiu, em 30 de outubro, ao funeral do ex-vice-presidente Pak Song-Chol. As autoridades sul-coreanas julgam que ele sofreu um AVC, mas que continua no poder.

No último dia 25 foram divulgadas fotos não-datadas de Kim Jong Il em uma visita a uma fábrica de sabão. Conforme a imprensa norte-coreana, Kim aparece nas fotos visitando fábricas localizadas na cidade de Sinuiju, na fronteira com a China. Não foram informadas as datas exatas das fotos, mas, nos textos, a imprensa informou que Kim parabenizou as empresas por "cumprirem as metas para todo o ano já no final de outubro".

Segundo a agência de notícias Associated Press, nas 30 fotos mostradas pela TV estatal, Kim aparece com a mão esquerda escondida no bolso, o que deu margem a especulações de que ele teve o membro paralisado pelos derrames.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página