Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 07h19

Coréia do Norte anuncia que reativará seu programa nuclear

da Folha Online

A Coréia do Norte anunciou hoje que vai reativar "imediatamente" suas instalações nucleares congeladas depois do acordo de 1994, informou a agência sul-coreana Yonhap, citando um comunicado de Pyongyang (capital e sede do governo).

Após o anúncio, o governo da Coréia do Sul convocou hoje uma reunião urgente de segurança em resposta à ameaça norte-coreana.

No mês passado, a Coréia do Norte disse que o acordo de 1994 com Washington acabou, por causa da suspensão, por países liderados pelos EUA, do envio de combustível ao país- anunciada após revelações de que a Coréia tinha um programa de armas nucleares.



Com o acordo de 1994, a Coréia do Norte concordou em congelar seu programa nuclear em troca de 500 mil toneladas de óleo combustível por ano. Porém Washington considera que Pyongyang tornou o acordo de 1994 inválido ao ter admitido a James Kelly, secretário-assistente de Estado dos EUA, que estava tentando construir uma arma nuclear.

Em outubro, o Ministério das Relações Exteriores norte-coreano também afirmou que o país "tinha o direito" de ter armas nucleares. Ainda em outubro, Washington disse que a Coréia do Norte tinha reconhecido que possuía um programa de produção de urânio enriquecido, um componente-chave das armas nucleares.

O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu várias vezes a Pyongyang que pusesse fim a seu programa nuclear, afirmando que, sem isso, a Coréia do Norte teria problemas. Em janeiro passado, Bush incluiu a Coréia do Norte -ao lado do Iraque e do Irã- no que chamou de "eixo do mal".

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •   Padre britânico "mata" Papai Noel e deixa crianças perturbadas

  •  Iraque cancela contrato de petróleo com Rússia e afeta relações

  •  Iraque cancela contrato de petróleo com Rússia e afeta relações

  •  Al Qaeda recebeu arma química no Iraque, diz jornal dos EUA

  •  Coréia do Norte anuncia que reativará seu programa nuclear

  •  Avião cai em fábrica de computadores nas Filipinas e dois morrem

  •  Técnicos da ONU inspecionam fábrica de mísseis perto de Bagdá

  •  Bomba caseira explode em delegacia na Espanha sem deixar vítimas


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página