Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2003 - 17h40

Ogivas não têm relação com armas proibidas, diz general iraquiano

da Folha Online

As ogivas de mísseis vazias descobertas hoje pelos inspetores da ONU no Iraque não têm nenhuma relação com os programas de armas de destruição em massa, declarou o chefe do Diretório Nacional de Monitoramento Iraquiano, general Hussan Mohammad Amin.

"São foguetes de 122 mm, com ogivas vazias. Não há agentes químicos ou biológicos ou armas de destruição em massa, ou ligadas a armas de destruição em massa", disse Amin.

"Estes foguetes têm os prazos vencidos... eles estavam em caixas de madeira fechadas... que tínhamos esquecido", disse ele em entrevista coletiva.

Ele desafiou os inspetores da ONU a desmentir sua afirmação e descreveu o assunto como uma "tempestade num copo d'água".

No total, o grupo de inspetores encontrou "11 ogivas químicas de 122 mm e outra ogiva que ainda está sendo examinada", anunciou o porta-voz da Unmovic (Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU), Hiro Ueki, por meio de um comunicado.

O porta-voz não deu qualquer estimativa da importância da descoberta feita durante uma inspeção à Área de Armazenamento de Munição de Ukhaider. Ele disse que um grupo de inspetores foi até o local para inspecionar um grande número de depósitos construídos no final da década de 1990.

"As ogivas estão em excelentes condições e são parecidas com as importadas pelo Iraque durante o final dos anos 1980. O grupo utilizou equipamentos de Raio-X portáteis para realizar análises preliminares das ogivas e coletar amostras para testes químicos", disse ele.

O embaixador dos EUA na ONU, John Negroponte, afirmou em entrevista transmitida pela rede de TV norte-americana CNN que a descoberta é um "avanço interessante".

Negroponte disse também que nenhuma decisão a respeito foi tomada e que o Conselho de Segurança da ONU deve esperar até dia 27 de janeiro, quando será apresentado um relatório sobre as inspeções.

  •  Ogivas encontradas no Iraque não surpreendem os EUA
  •  Inspetores da ONU encontram 11 ogivas químicas vazias no Iraque

    Leia mais no especial Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página