Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2003 - 15h55

Hugo Chávez se encontra hoje à noite com Lula

da Folha Online

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou que nas próximas horas viajará à Brasília para se encontrar à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reuters - 15.dez.2002
Hugo Chávez, presidente da Venezuela
"Parto para Brasília para reunir-me com o presidente Lula e dar continuidade à idéia de formação de um Grupo de Países Amigos da Venezuela. Há um governo que exige ser reconhecido como único na Venezuela", disse Chávez à Assembléia Constituinte venezuelana.

Em Brasília, a assessoria de imprensa da Presidência confirmou a vinda de Chávez, que deverá chegar à capital brasileira por volta das 22h.

Ele deve passar a noite na Granja do Torto, para amanhã tomar café da manhã com Lula, provavelmente no Palácio da Alvorada.

Os opositores de Chávez, que estão em greve desde o dia 2 de dezembro, exigem a renúncia do presidente ou a antecipação de eleições. A greve reduziu dramaticamente as operações petrolíferas do quinto maior exportador mundial do produto.

A paralisação lançou a economia venezuelana na recessão e provocou escassez de gasolina, gás de cozinha e alguns alimentos.

O chamado "Grupo de Amigos da Venezuela", formado sob iniciativa do governo brasileiro, é integrado também por Estados Unidos, México, Chile, Espanha e Portugal.

O grupo vai se unir aos esforços até agora fracassados do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria, para tentar um acordo pacífico entre os lados em conflito na Venezuela.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Venezuela produz 484 mil barris de petróleo por dia, dizem grevistas

  •  Eleições antecipadas podem ajudar Venezuela, dizem EUA

  •  Criação de grupo buscou equilíbrio Brasil-EUA


  • Leia mais no especial Venezuela

    Leia também:
  •  Agência dos EUA promove primeiro vôo nudista da história

  •  Igreja gastou US$ 17 milhões em processos nos EUA

  •  Comando invade colônia judaica; 1 israelense e 1 palestino morrem

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade