Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2003 - 07h30

Americano é morto a tiros em ataque no Kuait

da Folha Online

Um civil americano foi morto a tiros e outro ficou gravemente ferido perto da base americana de Camp Doha, no Kuait, onde os Estados Unidos se preparam para uma possível guerra contra o Iraque, disse hoje a Embaixada dos EUA no Kuait.

Um jornalista da rede de TV CNN, informando do local do incidente no norte do Kuait, disse ter visto o corpo do homem morto cravejado de balas em um veículo.

A agência de notícias oficial kuaitiana, Kuna, citando um responsável da segurança, declarou que um segundo americano ficou com múltiplos ferimentos de balas no ataque e foi levado para o hospital militar no Kuait.

Ninguém assumiu imediatamente a autoria do ataque.

Uma fonte da embaixada disse que os dois homens eram funcionários civis do Departamento de Defesa dos EUA. Segundo a fonte, o ataque ocorreu às 9h14 (4h14 em Brasília).

O assassinato ocorreu em uma estrada perto da base americana no norte da Cidade do Kuait, Camp Doha, segundo uma fonte diplomática.

Em novembro, um policial do Kuait atirou e feriu gravemente dois soldados dos EUA em uma rodovia no sul da Cidade do Kuait. Em outubro, dois kuaitianos atacaram marines norte-americanos que treinavam em uma ilha, matando um.

Cresce no Kuait a preocupação com as consequências de uma possível guerra contra o Iraque, acusado pelos EUA e Reino Unido de possuir armas de destruição em massa. O presidente iraquiano, Saddam Hussein, nega.

Além de uma eventual represália do Iraque contra o Kuait, por meio de mísseis contendo armas químicas, os kuaitianos agora temem a realização de atentados, que estariam sendo planejados, segundo o governo, pelo serviço de inteligência iraquiano.

Mais de 15 mil soldados norte-americanos estão no Kuait para uma possível guerra contra o Iraque.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Brasil pode receber oposição venezuelana, diz chanceler

  •  Reino Unido será alvo de terroristas, diz Tony Blair

  •  Iraque não respondeu a questões pendentes, diz inspetor de armas

  •  EUA estão decididos a atacar apesar de cooperação, diz Iraque


  • Leia mais no especial Iraque
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página