Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2003 - 09h52

Paquistão desmente acusações de Colin Powell

da France Presse, em Moscou

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, desmentiu hoje em Moscou que o Iraque tenha mantido contatos com a rede terrorista Al Qaeda através de sua embaixada em Islamabad, como afirmou ontem o secretário de Estado americano, Colin Powell.

"Não escutei tudo o que disse [Colin Powell]. Tenho de analisar suas declarações, mas se disse isso, não é certamente a verdade", declarou Musharraf à imprensa.

"Não temos nenhuma informação de nossos serviços de inteligência sobre o assunto. Se ele [Colin Powell] dispõe dessa informação, teremos de analisá-la", afirmou o presidente paquistanês, que termina hoje uma visita à Rússia.

Powell apresentou ontem no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) várias fitas de áudio e fotografias que, segundo Washington, mostram que o Iraque continua em "patente violação" das exigências da ONU, possui um programa de armas biológicas e tenta fabricar armas nucleares.

Segundo Powell, o presidente iraquiano, Saddam Hussein, teria enviado representantes para visitar Osama bin Laden, líder da Al Qaeda, no Afeganistão.

"Um desertor de alto escalão, um dos ex-chefes da inteligência de Saddam na Europa, diz que Saddam enviou seus agentes para o Afeganistão em algum momento, em meados dos anos 90 para fornecer treinamento a membros da Al Qaeda sobre falsificação de documentos", declarou Powell

"A partir do final dos anos 90 até 2001, a Embaixada do Iraque no Paquistão teve o papel de ligação à rede Al Qaeda", disse.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Liga Árabe diz que provas são "insuficientes"
  • Paquistão desmente acusações de Powell
  • Leia íntegra do discurso de Powell
  • Farc dinamitam trecho de oleoduto na Colômbia
  • Coréia do Norte ameça EUA com "guerra total"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página