Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2003 - 23h23

OEA promete colaborar com Colômbia no combate às Farc

da France Presse, em Washington

A OEA (Organização dos Estados Americanos) prometeu hoje ajudar o governo colombiano a combater a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ao aprovar uma resolução que proíbe a concessão de qualquer tipo de apoio e asilo a terroristas.

A resolução, analisada a pedido do governo de Alvaro Uribe e aprovada pelo conselho permanente da OEA, também prevê o bloqueio dos bens dos terroristas.

O documento apóia os esforços do governo colombiano para combater o terrorismo e manifesta "a profunda rejeição da OEA ao atentado terrorista cometido pelas Farc" na sexta-feira (7), que deixou 35 mortos e 168 feridos no clube El Nogal de Bogotá.

A resolução pede aos países membros que "cooperem para perseguir, capturar, julgar, punir ou extraditar os executores, organizadores e patrocinadores deste ato".

O documento ratifica ainda a aplicação da resolução 1373 do Conselho de Segurança da ONU, que nega qualquer tipo de apoio aos envolvidos em atentados.

Finalmente, a resolução prevê a intensificação dos mecanismos interamericanos de combate ao terrorismo, com o aumento da troca de informações, reforço do controle de fronteiras e controle financeiro.

Leia mais
  • Corpo de ministro colombiano é encontrado
  • Uribe intensifica campanha diplomática contra Farc
  • Diretor dos correios da Colômbia é preso por tráfico
  • Exército colombiano mata 4 guerrilheiros em resgate
  • Colômbia rejeita criação de zona desmilitarizada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página