Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2003 - 19h17

Astros de Hollywood pedem novos protestos contra guerra ao Iraque

da France Presse, em Los Angeles

Inundar a Casa Branca e o Senado com ligações, e-mails e fax de protesto: esse é o novo plano de um grupo norte-americano de oposição à guerra no Iraque encabeçado por grandes nomes de Hollywood como Martin Sheen, Anjelica Huston e Janeane Garofolo.

"Nossa mensagem a Washington será clara: Não invadam o Iraque! Podemos conter Saddam Hussein sem matar pessoas inocentes, nos distrair da guerra contra o terrorismo e colocar todos em perigo", afirmou Martin Sheen nesta quarta-feira.

O ator, que interpreta o fictício presidente norte-americano Jeb Bartlet na série de televisão "The West Wing", aparecerá em breve num anúncio de televisão convocando o povo americano a participar da ação.

"É um momento de união e de devolver o sentido comum ao governo de Washington", afirmou Garafolo depois de anunciar o protesto, chamado "Marcha Virtual em Washington" e previsto para o dia 26 de fevereiro.

"Os líderes políticos têm que saber que falamos sério, estamos organizados e cada vez temos mais força", declarou o ex-congressista Tom Andrews, diretor nacional da campanha "Win Without War" (Vencer Sem Guerra).

A marcha virtual foi anunciada em entrevistas coletivas em Los Angeles e Washington, que contaram com a participação da atriz Anjelica Huston, dos atores James Cromwell e Mike Farrell e de membros da série "The West Wing".

O novo protesto foi anunciado poucos dias depois das manifestações de milhões de pessoas em todo o mundo, que expressaram sua rejeição a uma eventual intervenção militar no Iraque.

Vários atores e diretores de Hollywood têm expressado, de diferentes maneiras, sua oposição a uma possível guerra contra o regime de Saddam Hussein.

Pesos pesados do cinema norte-americano, conhecidos por suas opiniões esquerdistas, como os diretores Robert Redford, Oliver Stone, Robert Altman e Terry Gilliam, as atrizes Jane Fonda, Susan Sarandon e Barbra Streisand e os atores Sean Penn e Dustin Hoffman expressaram preocupação com um possível ataque.

Outros grandes nomes de Hollywood como Mia Farrow, Kim Basinger, Uma Thurman, David Duchovny, Tim Robbins, Matt Damon, Samuel L. Jackson e Jessica Lange assinaram no mês de dezembro um texto contra a guerra, qualificando a mesma de "alarmante e desnecessária".

Uma das últimas manifestações contra a guerra foi anunciada pela cantora Madonna. Em breve, ela apresentará o videoclipe da música American Life, primeiro single" de seu novo álbum, com uma mensagem antibélica.

Leia mais
  • Avião militar cai no Irã e mata 302 pessoas
  • Novo projeto de resolução pode fixar prazo final
  • Uso de escudos humanos é crime, diz Rumsfeld
  • Casal pede indenização por "sexo interrompido"

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página