Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2003 - 00h10

Incêndio em refinaria de NY mata dois; há um ferido grave

da Folha Online

A explosão de uma embarcação causou um grande incêndio em uma refinaria de petróleo no porto Mobil, em Staten Island, distrito de Nova York, segundo autoridades. O incidente ocorreu em uma plataforma que pertence à Exxon Mobil, maior empresa petrolífera do mundo. A embarcação é da companhia de transporte Bouchard.

Dois funcionários da empresa morreram e outro ficou gravemente ferido, com queimaduras de terceiro grau (ferimento mais profundo, podendo atingir músculos e nervos) hospitalizada.

Mike Segar/Reuters
Incêndio atinge refinaria em Nova York após explosão

Segundo um informe preliminar, uma embarcação estava transferindo um produto ou estava sendo reabastecida e de alguma forma pegou fogo', afirmou o chefe de bombeiros de Nova York, William Van Ward, ao canal local WNBC-TV.

O porta-voz do Corpo dos Bombeiros de Nova York, Michael Loughran, disse que, apesar das especulações, a causa da explosão ainda não está clara.

"O que temos é a informações de que houve uma explosão. Não temos informações de feridos até o momento", disse.

Steve Kodak, um porta-voz do FBI (polícia federal dos EUA) em Newark, Nova Jersey, disse não haver indicações de que a explosão seja um ato terrorista. Atualmente os Estados Unidos se encontram em estado de alerta de alto risco de ataques terroristas.

Apesar disso, ele afirmou que o FBI vai investigar o incidente porque a refinaria era considerada um possível alvo de ações terroristas, de acordo com o jornal "The New York Times".



Oficiais da cidade informaram que, neste momento, os moradores da região não estão em perigo (não á residências próximas à refinaria). "Neste momento, as pessoas não devem tomar precauções especiais. É pouco provável que isso (o combustível que vazou e atingiu o rio Hudson) se espalhe para a área residencial", disse o prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg.

A explosão ocorreu por volta das 10h (12h em Brasília). O incêndio causou uma gigantesca nuvem de fumaça negra no local. O petróleo incendiado espalhou-se pela água do rio Hudson, entre Staten Island e Nova Jersey.

A explosão, que ocorreu perto do porto Mobile, nas cercanias de Outerbridge Crossing, que liga a ilha a Nova Jersey, pôde ser ouvida a até cinco quilômetros do local.

Staten Island é uma ilha situada ao sul de de Manhattan, que constitui um dos cinco distritos cidade de Nova York.

As Bolsas de Nova York, que abriram em alta, passaram a recuar após a explosão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja animação do incêndio em refinaria de NY
  • Inspetor-chefe da ONU examinará instalações no Irã
  • Farc produzem coca na fronteira com Brasil, diz PF
  • Funcionários da ONU deixam o Iraque

    Especial
  • Veja galeria de fotos do incêndio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página