Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2003 - 09h40

El Baradei pede continuação das inspeções de armas no Iraque

da France Presse, em Washington

O diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed El Baradei, pediu o prosseguimento da busca de supostas armas de destruição em massa no Iraque, em um texto de sua autoria publicado hoje no jornal "The Wall Street Journal".

El Baradei disse que se lhe permitirem continuar as inspeções, logo poderá apresentar conclusões definitivas sobre o arsenal nuclear do país.

"As inspeções de armas nucleares no Iraque estão tendo notáveis avanços", escreveu El Baradei no "The Wall Street Journal".

Ele disse ainda que até agora os inspetores não encontraram "provas fundamentadas" de um reinício do programa de armas nucleares no Iraque.

Mas El Baradei argumentou que nenhum programa de verificação pode oferecer garantias absolutas.

"Sempre existe algum grau de risco e por essa razão precisamos continuar mantendo uma presença de monitoração e verificação no Iraque", assinalou.

O Conselho de Segurança se reunirá esta sexta-feira para escutar o informe de ElBaradei e do chefe dos inspetores de armas da ONU, Hans Blix, além de debater uma polêmica resolução sobre a possível autorização do uso da força contra o Iraque.

Leia mais
  • Inspetores mostram novo relatório sobre Iraque à ONU
  • EUA e Paquistão procuram por Bin Laden
  • Pasta faz polícia esvaziar hotel em NY
  • Bush pedirá dinheiro ao Congresso para guerra
  • Operários cortam cerca que separa Iraque e Kuait
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página