Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2009 - 09h12

Atentado suicida deixa nove mortos e 32 feridos no Iraque

Publicidade

da Efe

Ao menos nove pessoas morreram neste sábado e 32 ficaram feridas em um atentado suicida contra um quartel conjunto de milicianos tribais e do Exército iraquiano em Iskandariya, no sul do Iraque, informaram fontes policiais.

Segundo as fontes, um terrorista detonou um cinto de explosivos em meio a um grupo de membros de um Conselho de Salvação --milícias tribais sunitas-- que faziam fila no centro para receber o salário.

As fontes disseram que, entre as vítimas, há soldados iraquianos e milicianos tribais e que os feridos, vários deles em estado grave, foram levados a hospitais da Província de Babel, onde fica Iskandariya.

Em 2 de abril passado, o governo iraquiano assumiu o controle total dos Conselhos de Salvação, depois que o Exército dos Estados Unidos, que as financiava e supervisionava, terminou sua transferência.

Além disso, as fontes indicam que pelo menos um homem morreu e uma mulher ficou ferida em confrontos entre uma patrulha militar americana e milicianos de um Conselho de Salvação na aldeia de Al Haq, perto de Iskandariya. O Exército americano ainda não confirmou.

Há dois anos, Iskandariya, 50 quilômetros ao sul de Bagdá, era considerada uma das cidades do "triângulo da morte", que incluía também Latifiya, Mahmudiya e Yusifiya, e que era palco de frequentes ataques insurgentes contra as forças americanas e iraquianas.

O atentado deste sábado ocorre após um dia especialmente violento no Iraque, com a morte de cinco soldados americanos e dois policiais iraquianos em um ataque em Mossul, no norte do Iraque.

Na quinta-feira passada (9), o país árabe lembrou o sexto ano da derrubada do regime do falecido ditador Saddam Hussein (1979-2003), após a invasão dos EUA.

Comentários dos leitores
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
eduardo de souza (623) 23/01/2010 21h58
As forças marine do Eua, estão abandonando o Iraque.
Para qual novo ataque elas serão encaminhada? Haiti? Venezuela? Ou até mesmo a costa norte do Brasil?
Um país que tem seu orçamento de 1 trilhão de dolares, num único ano, voltado ao segmento militar, não conduz para casa seus investimentos.
Fica fácil de saber quem será a próxima vítima, basta acompanhar o "atraque" dos navios, XEQUE!!!
Iêmem e Somália sao postos avançados que garantem o domínio do estreito e o controle dos navios petroleiros.
Como disse, ficará fácil de saber quem será...
5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
Valentin Makovski (513) 12/01/2010 16h52
""Holanda conclui que invasão do Iraque pelos EUA foi ilegítima""
Agora que eu quero ver, a comissão de Haia, solicitar busca e captura dos principais responsáveis pelo genocídio Iraquiano na invasão a quasi 10 anos. Pois Haia, sempre esteve a frente dos direitos humanos, casando & julgando ditadores, etc.
Agora que vão mexer com a Super Potência EUA, quero ver se tem COJONES??????
8 opiniões
avalie fechar
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
juarez honorato Martins (65) 12/01/2010 14h25
Esse Campbell é mais um que enganou a opinião publica inglesa sobre o Iraque. Agora, pressionado, inventa historias para boi dormir. Todo mundo sabe que Blair e Bush mentiram descaradamente. O resto é papo furado. 15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (88)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página