Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2009 - 09h25

Brown pode sofrer derrota humilhante na eleição, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Londres

Atingido por uma polêmica sobre despesas dos deputados do Partido Trabalhista, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pode sofrer uma humilhante derrota no pleito local do próximo mês, afirma neste domingo o jornal "The Sunday Times".

Uma análise dos especialistas em eleições Colin Rallings e Michael Thrasher, feita para o "Times", indica que o os trabalhistas podem ficar em terceiro lugar, atrás dos "tories" (conservadores) e dos liberal-democratas. As eleições municipais acontecem no próximo dia 4 de junho na Inglaterra.

John Giles-pa/AP
Partido Trabalhista, do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, enfrenta seu nível mais baixo de popularidade desde 1943
Partido Trabalhista, do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, enfrenta seu nível mais baixo de popularidade desde 1943

Os analistas antecipam que os trabalhistas podem perder Prefeituras que controlam e, se ficar em terceiro lugar, o desafio à liderança de Brown pode ser inevitável.

Esta análise foi publicada junto com uma pesquisa sobre intenções de voto que situa os trabalhistas com 27% de apoio, uma queda de sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, publicada no mês passado. Os conservadores, por sua vez, subiram dois pontos percentuais para 43%.

O Partido Liberal-Democrata, terceira legenda do Reino Unido, também subiu dois pontos percentuais para 18%, segundo a pesquisa, feita pela empresa YouGov para o jornal britânico.

Segundo o jornal, Brown fará um reajuste do governo depois das eleições municipais para restabelecer sua autoridade. Neste reajuste, a ministra de Interior, Jacqui Smith, deve ser substituída após uma série de escândalos por abusar do sistema de reembolso dos parlamentares --ela teria colocado na conta do governo um filme pornô assistido pelo marido e diárias de hotel no qual não se hospedou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página