Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2009 - 14h52

Governo dos EUA se diz preocupado com situação no Irã após eleição

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O governo dos Estados Unidos manifestou nesta segunda-feira sua preocupação com a situação no Irã após as eleições da última sexta-feira (12), nas quais o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito com mais de 62% dos votos, em meio a acusações de fraudes dos opositores.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que a administração do presidente Barack Obama está "preocupada" com o que viu no Irã.

"Obviamente, os iranianos também estão prestando atenção no ocorrido", afirmou.

Gibbs, que em nenhum momento quis falar de fraude, destacou o "entusiasmo" demonstrado pelos jovens iranianos no pleito.

Sobre as declarações feitas no fim de semana pelo vice-presidente Joe Biden, que disse haver "dúvidas" sobre a legitimidade dos resultados na votação iraniana, o funcionário afirmou que "é preciso saber quais foram os resultados e analisá-los".

Por enquanto, a Casa Branca "não tem mais nada a acrescentar", destacou Gibbs.

"O importante é que as preocupações que temos com o programa de armas nucleares e com o apoio do Irã ao terrorismo não mudaram desde a sexta-feira", ressaltou.

Já o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, disse que Washington continua analisando o que ocorreu nas eleições e pediu a Teerã que investigue a fundo as acusações de irregularidades no pleito.

Ele também criticou a resposta do governo iraniano aos protestos realizados depois do anúncio oficial do resultado. "Estamos pedindo para que as autoridades do Irã respeitem o direito da população de se expressar pacificamente", disse.

Os Estados Unidos não possuem laços diplomáticos com o Irã, mas a administração Obama tem procurado um canal de diálogo com Teerã.

Com Efe, France Presse e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página