Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2003 - 08h26

Imprensa londrina ataca BBC por apontar Kelly como fonte

da Agência Lusa, em Lisboa

A imprensa londrina ataca hoje a BBC, um dia depois que a rede britânica apontou David Kelly como a "principal fonte" que permitiu a um dos seus jornalistas acusar o governo de maquiar o dossiê sobre o armamento iraquiano.

Segundo o "Guardian", antes de o nome do cientista ser citado neste caso, a estação pública de televisão recusou uma proposta para pôr fim à polêmica que a opunha ao governo.

A BBC recusou uma solução de compromisso por estar determinada a não ceder no seu "braço de ferro" com o diretor de comunicação do primeiro-ministro, Tony Blair, Alastair Campbell, posto em causa na polêmica sobre a entrada do país na Guerra do Iraque.

O "Daily Mirror" afirma que a BBC, ao defender o seu jornalista Andrew Gilligan e a sua insistência em que David Kelly era a sua única fonte de informação, estava efetivamente acusando o perito em armamento iraquiano de mentir.

Finalmente, o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Robin Cook, que deixou governo devido à crise iraquiana, pede no "Independent" a abertura de um inquérito judicial não apenas sobre a morte do perito governamental, mas também sobre o que fundamentou a entrada do Reino Unido na Guerra do Iraque.

Kelly aparentemente se suicidou na quinta-feira (17) devido a alegadas pressões do governo, que o acusava de ter sido a fonte da BBC numa reportagem sobre o dossiê que levou o Reino Unido a entrar na Guerra do Iraque.

Leia mais
  • Blair se diz disposto a depor em investigação sobre caso Kelly
  • BBC diz que Kelly era sua fonte principal sobre armas iraquianas
  • Entenda a polêmica entre BBC e governo Blair

    Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página